Secretário de Educação e professores da EJA durante entrega do livro- foto Roberta Nosé
Na quinta-feira, 12 de fevereiro, o secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, fez a entrega de um exemplar do livro “Ubatuba – O Lugar Em Que Vivemos”, para cada professor que neste ano de 2009 trabalhará com a Educação de Jovens e Adultos, a EJA. O livro retrata a história e a cultura caiçara. A entrega aconteceu durante uma reunião entre os professores dessa modalidade de ensino, e contou também com a presença da professora coordenadora Luciene de Cássia Lambertti, a supervisora de ensino Rose Salete de Oliveira e a ex-coordenadora do Ensino Fundamental Juliana Bussolotti.
Este primeiro volume sobre a história e a cultura caiçara foi elaborado, especificamente, para ser trabalhado em sala de aula. A obra aborda temas como a “origem, o desenvolvimento, o passado, costumes, tradições e festas, bem como o jeito de viver, ser, falar, agir e sentir”, de um povo cuja cultura vem se diluindo através dos anos.
O projeto para a elaboração deste primeiro volume sobre Ubatuba vem sendo trabalhado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação desde 2007, quando todas as escolas da rede municipal de educação utilizaram temas relacionados à Ubatuba para desenvolverem seus projetos pedagógicos dentro da escola.
O desenvolvimento deste projeto específico para a EJA originou-se pela identificação da necessidade de criar um material que auxiliasse o trabalho que os professores realizam com seus alunos, juntamente com a necessidade de resgatar e preservar a herança cultural e histórica, tão ricas, de Ubatuba. Sua publicação só foi possível graças a uma parceria com o Ministério de Educação, que financiou o projeto.
Novo volume
Neste ano de 2009, a equipe da Secretaria de Educação está preparando o segundo volume desta obra, com informações específicas sobre ciências e geografia local, mas que ainda não tem data específica para ser lançada.
Com essa obra em mãos, os professores das classes de Educação de Jovens e Adultos, terão um importante instrumento pedagógico para trabalhar em sala de aula.
A idéia, é que as práticas aplicadas aos alunos sejam transformadas em um caderno de atividades, em que os professores poderão compartilhar com os outros educadores, as atividades que pedagogicamente, foram mais eficazes com os alunos. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)