Karol Meyer e os alunos
Neste ultimo final de semana Ubatuba recebeu a recordista mundial de Apnéia Karol Meyer.
A ilustre atleta, dona de nada menos que 28 recordes- sendo quatro Mundiais, dois Continentais e 22 Sul-americanos esteve na empresa operadora de mergulho Omnimare ministrando um curso de mergulho livre denominado “Apnéia Total”.
O curso teve a participação de 13 alunos e uma mergulhadora de segurança. Foram aproximadamente 10 horas de teoria e 6 horas de treinamento na piscina da Omnimare.
No domingo, os participantes desfrutaram de uma saída de lancha para a Ilha Vitória, onde foram realizados os mergulhos.
“A água limpa com temperatura agradável, tempo bom, além da excelente estrutura, fez com que Karol se apaixonasse por Ubatuba, onde pretende vir mais vezes em parceria com a Omnimare ministrar mais cursos”, disse Pedro Orabona, proprietário da operadora de mergulho.
Segundo Orabona, os 13 alunos ficaram encantados com as técnicas ensinadas e extasiados com a beleza do mar de Ubatuba. “Ainda fomos presenteados com um maravilhoso encontro com golfinhos a caminho da ilha”, contou.
Ícone do mergulho livre no Brasil e exterior, Karol nasceu em Recife (PE), no dia 19 de outubro de 1968, mas, ainda pequena, passou a morar em Florianópolis/SC onde divide o seu tempo entre o trabalho na Caixa Econômica Federal, a família, cursos como Instrutora de Mergulho, palestras motivacionais e a paixão pelo mergulho em apnéia, ou »mergulho livre».
Desde pequena adorava praticar esportes dos mais variados e tinha uma grande atração pelo mar. Acostumada a passar horas pescando e passeando pelos costões com seu pai, sempre compartilhou com o mar grandes momentos.
O filme Imensidão Azul foi um momento de encontro direto com o que seria para ela um fascínio indescritível. Desta forma veio a conhecer o mergulho, tanto a categoria mergulho autônomo quanto a categoria mergulho livre, sendo este último na modalidade recreativa e competitiva. Estavam reunidas duas grandes paixões para ela: mar & esporte.
Os resultados desta união foram inúmeras conquistas.
4 recordes mundiais, 2 continentais, 22 sul-americanos, 6 marcas nacionais, atleta TOP 1O AIDA Internacional, primeira mergulhadora livre a tocar no Naufrágio da Corveta Ipiranga (-57m) e a descer nas famosas Paredes (-80m), abismo submarino também localizado em Fernando de Noronha/PE, além de inúmeras homenagens pelo mundo afora. (apnéia estática: 6:17”, imersão livre 68m).
Em 2006 foi homenageada por uma entidade suíça especialista no esporte com Special Trophie ICARE pela completa carreira e dedicação ao mergulho livre como atleta, instrutora e juíza. Um prêmio jamais conquistado por outra atleta no mundo.
Até hoje é a única atleta no mundo que conseguiu realizar a façanha de conquistar 3 recordes mundiais na disciplina apnéia estática!
Graças à atleta o Brasil se mantém há mais de 10 anos entre os melhores do mundo no esporte e com recordes que ficaram gravados na história!
(Fonte: ACIU)