Construção da nova ponte na Ressaca - foto Mauricio Costa
A nova ponte, que está sendo construída na Ressaca, ligando o bairro à marginal da BR- 101 e que restabelece o acesso original, está em fase de conclusão. De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Rolim, em aproximadamente 60 dias (se não houver imprevistos, como chuvas fortes), a nova ponte deve estar concluída.
A antiga ponte não resistiu a uma tempestade que aconteceu em 2005 e foi levada pelas águas do Rio Grande que, na ocasião, teve uma das maiores vazões da história do bairro, subindo um nível de 5 m. Antes disso, em 2001, a ponte já havia sido interditada para trânsito de carros, devido às suas condições precárias. Para que o bairro não ficasse isolado, a prefeitura, na época, abriu um acesso alternativo em área de preservação permanente. Esse procedimento gerou um processo ambiental, movido pelo Ministério Público, no qual a prefeitura é ré. Diante da existência de um processo em trâmite, a via de acesso não pôde receber melhorias, como iluminação, o que acabou propiciando a ocorrência de crimes na região. Com a construção da nova ponte, estes problemas serão sanados.
Características da nova ponte
As fortes chuvas que causaram a ruína da ponte antiga, feita em estrutura metálica, também aumentaram o vão do rio de 12 para 30 metros, portanto, a nova ponte terá mais que o dobro do comprimento da antiga. Sua largura total será de 9,8m, com duas calçadas laterais de 85 cm de largura cada uma. A carga do projeto é para veículos com até 35 toneladas e haverá seis postes de iluminação. A nova ponte é feita de concreto pré-moldado. A Prefeitura também já está trabalhando na elaboração dos procedimentos para melhorias do acesso à nova ponte.
“Estamos prestes a realizar mais um sonho da população. Os moradores da Ressaca aguardam esta obra desde que a antiga ponte foi destruída e agora conseguimos atender esta reivindicação. Foi uma obra grandiosa, que demandou muito investimento e trabalho, mas enfim estamos chegando à fase final, pois sabemos da necessidade e importância desta ponte para os moradores e freqüentadores daquele bairro”, diz o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)