Equipe da Sec. de Educação durante apresentação dos coordenadores - foto Roberta Nosé
Durante o mês de janeiro, a equipe de coordenadores e supervisores da Secretaria Municipal de Educação esteve trabalhando na reformulação pedagógica para o ano letivo de 2009. O ano já começa com uma novidade nas escolas. É a presença do professor coordenador que auxiliará a equipe pedagógica da escola para qual for designado. Ao todo serão treze professores coordenadores, que atenderão 22 escolas da rede municipal de ensino. Com essa equipe formada serão realizadas reuniões pedagógicas periódicas, inclusive entre escolas para que sejam planejadas estratégias pedagógicas compatíveis com o plano de curso dos professores destas unidades escolares.
Além dos professores coordenadores, este ano também a Secretaria Municipal de Educação planeja dar ainda mais atenção ao programa de Letramento Digital, já iniciado em algumas unidades escolares do município, à Educação Ambiental, em parceria com a Sala Verde e o Projeto Cuid’água na Escola, e à EJA – Ensino de Jovens e Adultos. Para cada uma dessas modalidades de educação haverá uma pessoa responsável pela viabilização do projeto.
Segundo as coordenadoras do Ensino Fundamental Cláudia Sigaud e de Educação Infantil, Dircelene Todam, o intuito da implantação destas novas práticas é o de monitorar os trabalhos nas escolas e estabelecer um alinhamento conceitual e procedimental compatível, além de ter uma aproximação entre com as realidades escolares de Ubatuba.
Aulas começam no próximo dia 9 de fevereiro
As aulas da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de educação retornam no próximo dia 9 de fevereiro, segunda-feira. São esperados aproximadamente 11 mil alunos em todas as unidades escolares do município, desde a creche até o último ano do Ensino Fundamental.
Para o primeiro dia de aula, os diretores das escolas municipais convidam os pais a conhecerem o local onde seus filhos passarão este ano letivo, e a participarem da primeira reunião de pais do ano, que acontecerá no horário de entrada dos alunos, de acordo com o período que a criança estiver estudando. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)