Paciente recebe tala de mão
Os deficientes de Ubatuba estão realizando um grande anseio que se refletirá em sua qualidade de vida. No último dia 22, quinta-feira, 22 pacientes da Unidade de Reabilitação de Ubatuba (Unir) foram a Jacareí para receberem as primeiras órteses e próteses destinadas ao município, por meio do Programa de Órtese e Prótese e Materiais Auxiliares do Estado, em parceria com o Hospital das Clínicas. Na ocasião, também foram realizadas avaliações clínicas específicas para determinar o material que alguns pacientes irão precisar.
O piloto deste programa está contemplando as cidades do Vale do Paraíba, vinculadas à Divisão Regional de Saúde de Taubaté. Para fevereiro, está prevista a ida de mais um grupo de pacientes. Desta vez, foram conseguidas oito cadeiras de rodas, nove cadeiras de banho, sete talas de mão, cinco talas de pé, uma bengala e três triciclos, num total de R$ 35 mil em materiais. Para a próxima ida, estão previstas mais três cadeiras de roda e três de banho, cinco talas de pé e três de mão. Depois destes, ainda restam cerca de 40 pacientes, que serão atendidos gradativamente.
A coordenadora da Unir, Sueli Nogueira de Souza, explica que esta é uma grande conquista e a perspectiva é de solucionar toda a demanda do município. “Este é o final feliz de uma luta que já dura dez anos e que nós não tínhamos muitas esperanças de resolutividade. Com esta conquista, estamos proporcionando aos nossos pacientes, uma melhora considerável na qualidade de vida. Essas pessoas agora terão maior autonomia, facilitando assim, a reinserção social, que é o nosso grande objetivo. Os pacientes ficaram muito felizes, pois o material é de excelente qualidade e os profissionais que nos atenderam, também.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Deficientes recebendo órteses e próteses