Retirando mexilhão - fazendas marinhas em Ubatuba
As 16 fazendas marinhas de Ubatuba que estão participando do Programa de Desenvolvimento Responsável, Ordenado e Sustentado da Maricultura, desde outubro de 2007, estão colhendo sua primeira safra de mexilhões. Do norte ao sul do município, calcula-se que 30 toneladas de mariscos já estejam prontas para a colheita. Por este resultado, os coletores artificiais de sementes de mariscos, confeccionados no próprio município, estão mostrando ser uma excelente alternativa para se produzir mariscos sustentáveis durante todo o ano.
Este tipo de produção, que está sendo desenvolvida em Ubatuba numa parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), Instituto de Pesca (IP) e a Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), tem a seu favor, diversas vantagens.
Os mariscos cultivados em fazendas são maiores e sem a presença de areia, por serem cultivados sem as adversidades comuns aos costões, como a ação das ondas e do sol. Sobre as questões ambientais, a vantagem é o fato de obter as sementes, sem a necessidade de tirá-las dos bancos naturais. Isso significa que é possível continuar produzindo, mesmo durante o defeso.
A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que este programa foi criado para ajudar a resgatar a maricultura no município. “Conseguimos aplicar uma técnica sustentável desenvolvida no Instituto de Pesca/APTA/SAA que desvincula a produção, da extração de sementes. Com isso, é possível produzir em conformidade com as portarias do Ibama, que restringem consideravelmente a coleta de sementes nos costões rochosos.”
Onde encontrar
Os consumidores e comerciantes, turistas ou moradores de Ubatuba que quiserem adquirir mariscos ecologicamente corretos, de boa procedência e qualidade, podem encontrá-los nas seguintes praias: Camburi, Pinciguaba, Almada, Ubatumirim, Ilha do Prumirim, Barra Seca, Itaguá, Cedro, Enseada, Lázaro, Fortaleza, Ilha do Mar Virado, Bonete , Lagoinha (Peres) , Pulso, Caçandoca e Raposa. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Mexilhão produzido nas fazendas marinhas de Ubatuba