Equipe da Santa Casa de Ubatuba ao lado do novo desfibrilador
A Santa Casa de Ubatuba tem investido em diversas mudanças estruturais e assistenciais, com o objetivo de melhorar o atendimento à população. No último ano, foram adquiridos um total de R$ 370 mil em equipamentos de grande importância, tanto para o atendimento, quanto para a organização do hospital e conforto ao paciente.
A Unidade de Tratamento, na ala superior, já conta com quatro monitores multiparâmetros, que servem para monitorar todos os sinais vitais do paciente. Também foram adquiridos ventiladores pulmonares, que são utilizados quando a pessoa não consegue respirar por conta própria, além de incubadoras, climatizadores, computadores, desfibriladores, aparelho para anestesia, secadoras de roupas industriais e até mesmo um elevador que dará acesso à ala superior.
Emendas parlamentares
Para maior conforto dos pacientes, o hospital também conta agora com novos biombos, poltronas, mesinhas de refeição no leito, carrinhos para banho no leito, para curativos e para medicamentos. Todas as aquisições foram feitas a partir de emendas parlamentares, conseguidas pelo próprio hospital e pela Prefeitura de Ubatuba.
Segundo a diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, ainda há mais R$ 320 mil para serem investidos em equipamentos. “Pouco a pouco, estamos modernizando o hospital, de forma a atender melhor à demanda do nosso município. Antes da intervenção da Prefeitura, a Santa Casa contava com equipamentos sucateados. Já chegamos a ter que alugar equipamentos. Estamos conseguindo mudar essa realidade. Ainda somos um hospital de média complexidade, mas agora temos mais condições de prestar um bom atendimento.”
Outros avanços
Mara explica ainda que as mudanças na Santa Casa ubatubense não foram apenas na área de equipamentos. “Um grande ganho para o município foi a construção da nova ala, que além de possibilitar a criação de uma clínica médica moderna e de uma futura UTI, também nos permitiu reformar a ala inferior, para adequarmos a pediatria, maternidade e clínica cirúrgica. Estamos batalhando por um atendimento mais humanizado, tanto para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto para os particulares.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Armários para medicamentos - Santa Casa de Ubatuba