Teatro sobre baleias de Bryde
Com o tema “Na Companhia das Baleias”, estreou, no último dia 10, uma peça teatral que busca informar ao público sobre a baleia de Bryde e sua presença na região Sudeste. A encenação foi produzida por pesquisadores e estagiários voluntários do Projeto Baleia de Bryde/CEMAR. A primeira apresentação aconteceu no Rancho dos Pescadores da Praia do Lázaro, com o apoio da Biblioteca Comunitária do bairro. Além da peça, um estande, contendo banners e folders informativos do projeto, ficou montado na praia desde o meio dia.
A peça faz parte da programação do 1° Mês da Baleia de Bryde, que continuará acontecendo durante todos os sábados do mês de janeiro na Praia do Lázaro. A apresentação, que tem início às 16h, conta um pouco sobre como foi iniciado o Projeto Baleia de Bryde, explica o que é a Comissão Internacional Baleeira e fala também sobre as Áreas de Proteção Ambiental Marinhas, com uma linguagem didática e acessível.
O projeto e as baleias
O Projeto Baleia de Bryde é o principal projeto do Centro de Estudos para a Conservação Marinha (Cemar), uma ONG que tem sua sede situada na Praia da Sununga, município de Ubatuba. As baleias de Bryde, diferentemente das baleias francas e jubartes, que migram para a costa brasileira para se reproduzirem e terem seus filhotes, permanecem durante todo o ano no litoral sudeste do Brasil, aparecendo com maior freqüência nos meses de primavera e verão.
Por esse motivo, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro o Projeto Baleia de Bryde recebe estagiários voluntários que ajudam os pesquisadores nas atividades de campo embarcadas, que contam com o apoio da Associação das Operadoras de Mergulho de Ubatuba (AOMU), nas observações feitas em ponto fixo, e nas atividades de educação ambiental e sensibilização de turistas e moradores sobre a importância da conservação da biodiversidade marinha. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU/Cemar)
As pessoas receberam orientações sobre a vida marinha