As ações de abordagem a moradores de rua em Ubatuba, que foram intensificadas pela Prefeitura desde o final de novembro passado, têm apresentado bons resultados. De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, desde que começaram as ações diárias de abordagem, o número de moradores de rua caiu significativamente. “Pudemos observar um decréscimo considerável no número de moradores de rua em Ubatuba. Mas não podemos esquecer que se trata de um problema constante e que exige um trabalho permanente”, explica Claudinei.
As ações estão acontecendo em todo o município, mas com maior intensidade no centro, Estufa I, Itaguá e Praia Grande, através de uma parceria entre as Secretarias de Cidadania e Desenvolvimento Social e Segurança Pública, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Prédios abandonados também estão sendo vistoriados, e as ações estão acontecendo diariamente, até mesmo durante as madrugadas e muitas vezes estão contando com a participação direta dos secretários municipais das pastas envolvidas (Claudinei Salgado – Cidadania e Desenvolvimento Social e Andrade Henrique – Segurança Pública).
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, os resultados positivos demonstram o empenho da prefeitura em resolver esta questão. “Sabemos que é um problema delicado e já recebemos muitas queixas sobre esta questão. Por isso temos intensificado o trabalho, que já está dando bons frutos. Agindo com maior rigor, porém sempre tratando as pessoas com respeito, temos conseguido diminuir a presença de moradores nas ruas”, conclui o prefeito.
Procedimento
Os moradores são abordados, quando é solicitado qualquer documento de identificação. Em seguida, eles são encaminhados para Delegacia de Polícia onde é verificado se há alguma pendência judicial. Se houver, a pessoa é recolhida na Delegacia e, caso contrário, encaminhada para a secretaria de Cidadania onde recebe apoio social, podendo ser encaminhado para sua cidade de origem. No caso de pessoas com dependência química é oferecida ajuda e encaminhamento para casas de recuperação.
A orientação é para que as pessoas não doem alimentos, roupas ou dinheiro para os moradores de rua, pois assim estimulam a continuidade deste processo. Quem quiser ajudá-los, contate a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, na Rua Paraná, 375, centro de Ubatuba, telefone (12) 3832-6038. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social/PMU)