Ciclista que andava na contramão teve sua bicicleta apreendida
A Coordenadoria de Trânsito de Ubatuba, em parceria com a Guarda Municipal, intensificou a fiscalização nas ciclofaixas do centro da cidade. Desde a última terça-feira, dia 6, guardas municipais estão apreendendo as bicicletas de quem transita na contramão das ciclofaixas das ruas Thomaz Galhardo e Conceição.
As operações estão acontecendo todos os dias, em dois turnos (manhã e tarde) e desde o início da semana, já foram apreendidas cerca de vinte bicicletas de ciclistas que não obedeciam a sinalização.
O ciclista que tiver sua bicicleta apreendida por um guarda municipal preenche um documento e se dirige à Gerência de Tributos Mobiliários da Prefeitura, onde paga uma taxa de R$ 10,45 e depois recupera sua bicicleta. Ao ser autuada, a pessoa também recebe orientações sobre o trânsito para não mais transgredir as normas. Os guardas municipais também orientam o ciclista para que espalhe a informação para a família e amigos, a fim de que o maior número de pessoas passem a obedecer a sinalização.
De acordo com o coordenador municipal de Trânsito, Arnaldo de Carvalho, a intenção é que esta ação seja permanente. “Pretendemos fazer um pente-fino para que as pessoas aprendam realmente a respeitar o trânsito nas ciclofaixas e trafeguem de forma correta”, diz Arnaldo.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, alerta que esta não é uma medida que visa prejudicar o ciclista e sim uma forma de fazer com que as pessoas utilizem as ciclofaixas corretamente. “Ao criarmos as ciclofaixas nosso objetivo foi proporcionar conforto e segurança para os ciclistas, pedestres e motoristas. Mas ainda vemos muitas pessoas desrespeitando a sinalização e, mesmo tendo atingido o objetivo e conseguido diminuir o número de acidentes, para que as ciclofaixas funcionem plenamente, precisamos que os ciclistas andem na mão correta de direção”, explica o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)