Equipe vencedora da gincana motivacional da Santa Casa
União, amor, disposição e força de vontade. Estes são os motivos que levaram as 19 mulheres da equipe de Nutrição da Santa Casa a vencerem a Gincana promovida entre os funcionários, durante os meses de setembro a dezembro. O objetivo da “brincadeira” era motivar os funcionários a terem melhor desempenho e disciplina nas atividades, influenciando positivamente no atendimento à população. Ao todo, participaram da gincana, 20 equipes. Em segundo lugar, ficou a equipe da Farmácia e Compras (UFA) e em terceiro, as secretárias (Santa Equipe).
As provas a que as equipes foram submetidas eram relativas à postura do funcionário dentro da instituição. Portanto, foram levados em conta fatores como: assiduidade e pontualidade; número de advertências; desempenho das atividades; pesquisas de opinião feitas com pacientes; uso de uniforme, crachá e equipamentos de segurança e até mesmo uma avaliação escrita sobre os conhecimentos das equipes em relação às normas do hospital.
Dentro da proposta de captação de recursos, as equipes também arrecadaram alimentos que foram divididos entre o hospital e o Lar Vicentino, que abriga idosos do município. Também foram arrecadados livros que irão compor o acervo de uma biblioteca a ser montada no hospital. Com o nome “Nutri com amor”, a equipe arrecadou 585 kg dos 1.971 kg alimentos conseguidos durante a atividade e 476 dos 1.622 livros que farão parte da biblioteca que será montada no hospital.
Respeito aos pacientes
Na opinião das funcionárias, a Gincana atingiu seus objetivos. “Nós estamos ainda mais unidas, somos uma grande família. A comunidade e o comércio também ajudaram bastante com a captação de recursos. Foi tudo muito bom, se tiver uma próxima gincana, vamos competir de novo!”, comemora a auxiliar de cozinha, Eliane Alves.
A nutricionista responsável pela equipe, Cássia Barhouch, que tirou nota máxima na prova de conhecimentos, afirma que o setor sempre foi bastante unido e isso contribuiu para a vitória. “Elas têm um grande mérito, pelo comprometimento e o carinho com que desempenham suas atividades, o que demonstra um grande respeito pelos pacientes.”
Segundo a diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, apesar da gincana ser uma brincadeira, ela teve um propósito muito sério. “Nossa idéia era justamente promover a união e estimular o espírito de equipe. O resultado da gincana nos mostrou que este é o caminho para o desenvolvimento de um bom trabalho. Pela vontade de vencer, alguns hábitos foram mudados e depois de terminada a gincana, esta postura já foi incorporada à rotina do hospital. As mudanças repercutem no funcionamento do hospital, oferecendo um serviço otimizado à população.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)