Equipe da Secretaria de Saúde - Controle de Endemias - vistoriando piscina
Com o objetivo de vistoriar os imóveis de veranistas, que ficam fechados durante a maior parte do ano, a Secretaria de Saúde de Ubatuba, por meio do setor de Controle de Endemias, realizará, a partir desta quarta-feira, 7, uma operação pente-fino no bairro do Itaguá. A estratégia é entrar em todas as casas, orientando turistas, vistoriando calhas e eliminando possíveis criadouros. Serão distribuídos panfletos com informações sobre os cuidados ao deixar as casas e em casos de suspeita de dengue.
O coordenador do Controle de Endemias, Antenor Benetti, explica que o bairro Itaguá é uma área problemática, pelo fato de 60% dos seus imóveis serem de veraneio. “É uma pendência que estamos aproveitando para quitar. O Itaguá é uma área problemática, por estar muito próxima ao centro e ter um nível considerável de infestação”, explica Benetti.
Orientações aos veranistas
A orientação da Vigilância Sanitária aos veranistas é que recebam os agentes de Controle de Endemias, tirem dúvidas e colaborem com o trabalho de prevenção. Em caso de suspeita de dengue, com sintomas de febre e dor no corpo, entre outros, não ministrar auto-medicação e sim, procurar a Santa Casa, fornecer dados da cidade de origem e endereço do local onde está hospedado, bem como um número de telefone celular. “Essas informações são de extrema importância para que possamos investigar e bloquear a entrada do vírus na cidade, impedindo assim, uma possível epidemia”, afirma Benetti.
Em relação aos imóveis, o cuidado com os banheiros é bastante importante. Após aplicar cloro ou desinfetante, é preciso cobrir os ralos e os vasos sanitários. Também é necessário eliminar vasos e pratos de plantas e tampar bem a caixa d’água, telando o chamado “ladrão”. Não deixar nenhum tipo de recipiente ao relento, como copinhos plásticos, latas, garrafas e até mesmo as tampas das garrafas. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Agentes de controle de endemias pulam muro para vistoria imóvel fechado no Perequê-Açú