Agente orienta turista sobre nebulização no bairro das Toninhas
A Secretaria de Saúde de Ubatuba, realizou uma atividade emergencial de nebulização no bairro das Toninhas. A ação ocorreu devido à passagem de uma pessoa infectada pela dengue por Ubatuba. O turista estava hospedado em um hotel do bairro. A cidade não registra nenhum caso autóctone (de origem na própria cidade) de dengue desde agosto de 2007 e para garantir que a situação continue sob controle, a nebulização foi feita em um raio de 200 m de onde o turista estava hospedado.
Vindo de uma cidade de Minas Gerais onde está acontecendo uma epidemia, o turista começou a passar mal em Ubatuba e foi atendido na Santa Casa, que notificou o caso à Vigilância Epidemiológica. “Nós agimos imediatamente, para evitar que a doença se alastre em nosso município. O paciente voltou à sua cidade de origem e nós tomamos todas as medidas necessárias para bloquear a possível entrada do vírus”, explica Antenor Benetti, coordenador do Combate à Dengue.
Segundo o secretário de Saúde, Clingel Frota, esta situação exemplifica a fragilidade de um município turístico em relação à dengue. “Por sermos uma cidade turística, ficamos vulneráveis. O quadro da dengue em cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas é amedrontador. Nós só ficamos mais tranqüilos por sabermos que tudo o que podia e devia ser feito, nós fizemos, mas não podemos vacilar, a prevenção deve continuar acontecendo permanentemente.”
Bloqueio de fronteiras
Para reforçar a prevenção relativa à entrada de turistas infectados na cidade, a Secretaria de Saúde está realizando, nesta terça e quarta-feira, 30 e 31, um bloqueio nas entradas da cidade, com o apoio das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual. A ação tem o objetivo de orientar os turistas em relação aos sintomas e aos cuidados que devem ser tomados ao deixar as casas de veraneio.
A orientação é procurar a Santa Casa quando houver sintomas de febre, associada a dores no corpo e mal estar. A Vigilância Sanitária pede que o paciente deixe telefone de contato do hotel ou local onde está hospedado. Qualquer denúncia pode ser feita pelo telefone 3832-6810. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Nebulização na praia das Toninhas