Receosos com a crise mundial, os comerciantes da cidade ficaram um pouco apreensivos em relação às vendas de Natal deste ano. Mesmo cautelosos, a maioria dos empresários investiram normalmente acreditando no otimismo. E deu certo! Os últimos dias antes do Natal animaram os comerciantes de Ubatuba.
O movimento de compras que estava abaixo do esperado, reagiu desde a última segunda-feira e o setor já fala em aumento real de vendas entre 5 e 8% em comparação a igual período do ano passado.
Uma pesquisa informal realizada pela Associação Comercial de Ubatuba demonstrou que as lojas de departamentos, os setores de vestuário, calçados e brinquedos são os que apresentaram melhor desempenho neste Natal. Uma das formas de pagamento mais utilizada pelos consumidores foi o pagamento à vista.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, apesar do mês de dezembro ter começado com fraco movimento, reagiu na véspera, se tornando uma injeção de ânimo para os comerciantes da cidade. “As vendas do Natal não tiveram um grande crescimento, porém, as expectativas devido à crise também não eram animadoras”, afirmou.
O presidente da Aciu acrescentou que espera uma boa temporada de verão, »pois tivemos um bom movimento nos finais de semana no segundo semestre, o que nos anima para esta temporada».
A alta do dólar, a crise internacional e os acontecimentos em Santa Catarina são alguns dos fatores que Barakat aposta que devem contribuir consideravelmente para que os turistas visitem o Litoral Norte.
De acordo com o DER- Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, 1,8 milhão veículos já deixaram a cidade de São Paulo em direção ao litoral e a interior do Estado neste final de ano. A previsão é que até o ano novo passem 400 a 600 mil carros só nas Rodovias Imigrantes e Anchieta, que ligam a metrópole às praias.(Fonte: ACIU)