Paciente recebe dose de interferon em Ubatuba
A Secretaria de Saúde de Ubatuba, inaugurou na manhã desta quarta-feira, uma sala de vacinação e a implantação do tratamento para portadores de hepatite C. Antes, os pacientes tinham que se deslocar para Caraguatatuba, única cidade do Litoral Norte que possuía o tratamento, para receber a dose semanal do remédio chamado Interferon.
Segundo o secretário de saúde, Clingel Frota, a implantação deste serviço em Ubatuba representa o atendimento de um pedido dos pacientes, uma vez que a injeção produz efeitos colaterais fortes e desagradáveis. “Este é mais um importante ganho para o município. Entendemos que este é um tratamento difícil e penoso. O deslocamento para outra cidade só aumenta o desconforto dos pacientes. Desta forma, corremos atrás de uma solução que, a princípio, parecia impossível, mas conseguimos conquistar.”
A coordenadora do Programa DST/Aids, afirma que, para os portadores de HIV, co-infectados com hepatite C, o tratamento em Ubatuba será ainda mais significativo. “O Interferon é mais um dos medicamentos fortes que esses pacientes têm que tomar. Eles costumam ter febre alta, náuseas, diarréia e até mesmo depressão como efeitos colaterais. O fato de não terem mais que se deslocar para outra cidade contribui bastante para aliviar este mal estar.”
Mais atenção ao paciente
Para o paciente Sérgio Rossi, o tratamento em Ubatuba é uma conquista, tanto para os pacientes que já estão em tratamento, quanto para os que ainda irão começar. “O fato de ser atendido no próprio município facilita até mesmo no controle dos efeitos colaterais, porque teremos enfermeiros e médicos nos acompanhando. Quando tomamos o medicamento, podemos ficar até três dias sentindo mal e agora, temos esse respaldo médico, quando precisar.”
O paciente Ahmad Chain afirma se sentir agradecido pelo atendimento dessa solicitação dos pacientes. “Só tenho a agradecer ao prefeito Eduardo Cesar e ao secretário de Saúde por ter nos dado esse apoio. São ações deste tipo que favorecem os cidadãos e engrandecem o nosso município.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)