Agente nebulizando - foto Adriane Ciluzzo
A Secretaria de Saúde de Ubatuba, realizará nos próximos dias 18 e 19, uma grande ação preventiva no centro comercial do município e áreas consideradas mais problemáticas em relação a criadouros de dengue. Para o dia 18, está programado um arrastão de vistorias e retirada de criadouros. No dia 19, acontecerá uma nebulização, com o objetivo de eliminar mosquitos em sua fase adulta.
A ação, segundo o coordenador de Controle de Endemias, Antenor Benetti, visa reforçar o trabalho que já vem sendo realizado constantemente no município, aumentando assim, a segurança durante a temporada de verão. “O município vem apresentando um baixo índice de infestação do mosquito, enquanto cidades vizinhas estão bem acima do tolerável. Desde o ano passado, não se registra positividade da doença em Ubatuba, o que comprova a eficácia das ações. Mas precisamos levar em consideração que basta uma pessoa infectada e um mosquito para que a doença se espalhe.”
Durante as duas últimas semanas, as ações foram concentradas no comércio da cidade. Em alguns deles, foram detectados problemas graves, como calhas entupidas e caixas d’água sem tampas. Na próxima semana, os fiscais da Vigilância Sanitária voltarão aos locais, para verificar se as irregularidades foram saneadas. “Os estabelecimentos que não tiverem tomado providências poderão ser interditados, por estarem comprometendo a saúde pública”, salienta Benetti.
Ações voltadas para turistas
Após o Natal, serão realizadas ações preventivas voltadas para os turistas, com distribuição de folders explicativos. O bairro do Itaguá será alvo de um arrastão, visando vistoriar imóveis de veranistas, que ficam fechados durante a maior parte do ano. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Agente de saúde vistoriando vaso em floricultura - foto Adriane Ciluzzo