Casa de Pau-a-pique construído no pátio da EM Nativa Fernandes que é utilizada como ferramenta pedagógica - foto Roberta Nosé
As escolas municipais Altimira Abirached, do Itaguá, Semíramis Prado, do Saco da Ribeira e Nativa Fernandes, do Sertão da Quina, realizaram suas exposições pedagógicas nos dias 3 e 4 de dezembro. As exposições pedagógicas reúnem toda a produção de trabalhos que os alunos realizaram durante o decorrer do ano letivo, de acordo com o projeto pedagógico da escola.
As EM Altimira Abirached e Semíramis, tiveram como tema do trabalho pedagógico, Ubatuba e seus diversos aspectos culturais, como costumes e culinária. A EM Altimira realizou sua exposição pedagógica na noite de quarta-feira. Além de expor os trabalhos realizados com seus alunos, que este ano exploraram a história da cidade, suas brincadeira antigas, a pesca como sobrevivência e os trabalhos manuais com folhas, a escola ainda realizou uma homenagem aos cem anos da imigração japonesa, através de apresentações de dança. Os alunos também apresentaram canções e uma peça de teatro musical.
Escolas Semíramis e Nativa Fernandes
Na quinta-feira, a EM Semíramis, que também utilizou Ubatuba com seu tema de trabalho pedagógico, apresentou, dentre outros, trabalhos especificamente, direcionados à culinária, como temperos e outros ingredientes utilizados pelos caiçaras, como a mandioca. Dentro deste tema, alguns alunos aprenderam a cultivar temperos dentro de garrafas pet, mostrando também a preocupação com a preservação do meio ambiente.
Já a EM Nativa Fernandes escolheu como tema para este ano o próprio bairro onde está situada, o Sertão da Quina. A história, as tradições e costumes, o modo como os antigos construíam suas moradias e confeccionavam seus objetos de utilidade doméstica ou profissional, foram não apenas levados ao conhecimento dos alunos daquela escola como também ensinados a como fazer, como por exemplo os artesanatos feitos com as folhas de plantas da região.
Dentro desta proposta, os alunos também aprenderam um pouco da antiga medicina caiçara, que utilizava as ervas, em seus preparados para curar crianças e adultos dos males comuns à época.
Outra atração na EM Nativa foram as apresentações teatrais e de dança que os alunos realizaram, sempre remetendo a algum aspecto da cultura caiçara. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Parte da produção feita com elementos da natureza, confeccionados pelos alunos do Sertão da Quina