Momento de grande expectativa na soltura da tartaruga de pente – Foto Roberta Nosé
Na terça-feira, 25 de novembro, os alunos de todas as salas especiais da rede municipal de ensino, tiveram um dia especial. Foram levados à escola municipal da praia do Camburi, extremo norte de Ubatuba, para uma aula diferente. O dia começou com uma apresentação musical dos alunos da sala multi-seriada de 3ª e 4ª série da escola do Camburi, que interpretaram, em coro, a música Campeão.
Em seguida, sob a orientação de Dona Marina Lopes Sabará, uma das costureiras que confeccionam tartareias, cada aluno recebeu um corpo de tartaruga confeccionado em tecido, para enchê-los com areia. Esta seria a base para então costurar as patas e a cabeça de uma tartaruga, também confeccionados em tecido. No período da tarde os alunos participaram da soltura de uma tartaruga de pente, capturada acidentalmente em rede de pesca. Esta atividade fez parte do Programa de Educação Ambiental para as Classes Especiais, uma parceria entre o Projeto Tamar e a Secretaria Municipal de Educação.
Durante o ano letivo, os alunos das classes especiais visitam a Base do Tamar, conhecendo as tartarugas mantidas em cativeiro e acompanhando o desenvolvimento de uma tartaruga marinha batizada pelos alunos de“Sol”. Também faz parte do Programa, oficinas de reciclagem de papel e de diversos trabalhos manuais e artísticos. No próximo dia 10 de dezembro, acontecerá uma exposição com os trabalhos realizados, encerrando a etapa 2008 do Programa que pretende ter continuidade nos próximos anos. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Alunos e professores durante atividade de confecção das tartareias – Foto Roberta Nosé