Praça Tropico de Capricornio em Ubatuba
A Secretaria de Turismo de Ubatuba, já iniciou o processo de revitalização de um dos pontos turísticos da região central da cidade. Trata-se da Praça Trópico de Capricórnio, onde foi construído um monumento para marcar exatamente o local onde passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio. A praça fica localizada ao lado da pista de skate, na Avenida 9 de julho, em frente ao aeroporto.
No dia 21 de dezembro, a partir das 11h30, haverá um evento para comemorar a revitalização do espaço, com apresentação da banda local Level 5. A data foi escolhida especialmente, já que neste dia acontece o Solstício de Verão, marcando o início da nova estação. Às 12h04, o sol deve estar à pino, não projetando praticamente nenhuma sombra.
No local será colocada uma placa informativa, explicando o porquê de Ubatuba ser a primeira cidade do continente a receber os primeiros raios de sol do verão. “O fato de o Trópico de Capricórnio cruzar Ubatuba faz com que recebamos os primeiros raios de sol do verão, o que é um diferencial e por isso dizemos que o verão começa aqui. Isto torna Ubatuba ainda mais especial. Por isso fizemos questão de, antes da temporada, deixarmos este local bem bonito para que nossos visitantes também possam compartilhar deste fato único”, diz o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.
Solstício de Verão
Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia. Este ano, a hora exata do solstício de verão é 12h04.
Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Monumento na Praça Trópico de Capricornio em Ubatuba