O Comitê Permanente de Combate à Dengue esteve reunido, na última terça-feira, 2, com diretores das escolas municipais, com o objetivo de orientá-los quanto ao aumento do risco da doença em razão do início do verão e da chegada dos turistas em Ubatuba.
As orientações passadas pelo Comitê abrangiam, por exemplo, a necessidade de, no período de férias escolares, eliminar-se do entorno das escolas quaisquer recipientes que acumulem água, além da cobertura de ralos e proteção das bacias sanitárias, cobrindo-as com sacos de lixo, já que ficarão sem uso e com água parada durante este período.
Reunião com outras entidades
No mesmo dia, outra reunião foi realizada pelo Comitê, na Secretaria de Saúde, quando foram discutidos, junto a representantes de várias associações de bairro, diversos assuntos relacionados à dengue e apresentadas as atividades que vêm sendo desenvolvidas neste sentido. Também foi abordado o planejamento para o verão e para o ano de 2009.
Além das associações de bairro da região oeste, participaram da reunião representantes de diversas entidades, tais como: Creci Ubatuba, Areuba, Aciu, Sinhores, Associação dos Engenheiros, Associação dos Ambulantes, Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Saúde, Associação da Praia Vermelha do Sul, além dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Associações de bairro da região central
Já na quarta-feira, dia 3, uma nova reunião aconteceu com os representantes de associações de bairros da região central, quando foram apresentados os números dos trabalhos em andamento e a necessidade de adesão da população no controle da infestação do mosquito da dengue.
Desta reunião, já foi organizada, junto ao presidente da associação do bairro da Pedreira, Israel Bispo, um mutirão neste sábado, dia 6, buscando eliminar criadouros de terrenos baldios e encosta do morro.
O bairro da Pedreira é também pioneiro na instalação de lixeiras por todo o bairro. Israel Bispo é também Agente de Saúde e sabe da importância da população participar de atividades que melhorem o dia-a-dia e a condição de salubridade do lugar onde moramos.
As reuniões foram conduzidas pelo Coordenador do Controle de Endemias de Ubatuba, Antenor Benetti. “As reuniões foram muito proveitosas e observamos que as pessoas estão se envolvendo nesta questão tão importante que é a dengue, o que melhora a eficiência no controle do vetor, o mosquito Aedes Aegypti”, disse Benetti.
Estas reuniões têm sido marcadas pela Assessoria de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Ubatuba. Uma nova reunião já tem data marcada para o próximo dia 10, às 19h, na Escola do Saco da Ribeira e contemplará as associações da região centro-sul. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)