Leonardo Paioli, da Zona Sul, é o recordista de títulos do circuito - Foto Munir El Hage
O Circuito exclusivo para a turma bronzeada da maior metrópole do país encerra a sua sétima edição nos dias 6 e 7 de dezembro. Com a apresentação da Tent Beach, o Local Motion SP Contest 08 passou por diversas praias do litoral paulista. Desde o mês de agosto, foram formadas equipes nas categorias Open, Longboard e Master entre surfistas das Zonas Norte, Leste, Grande ABC, Sul e Oeste, respectivamente. Ubatuba será a anfitriã do Confronto Final que decidirá os melhores do ano, incluindo as categorias Feminino e Junior.
O palco da última atração será anunciado até o dia 5, sexta-feira. As praias que podem receber o Confronto Final são Itamambuca, Praia Grande, Toninhas, Vermelha do Norte e do Centro. A novidade visa oferecer as melhores condições de onda para os atletas, já que os campeões da temporada ganharão uma viagem para o Peru. Os cinco vencedores passarão uma semana surfando as ondas peruanas e preparando uma matéria para TV.
Desde 2002, vários nomes entraram para a galeria de campeões, título muito cobiçado por todos os atletas que participam do Circuito. Em média, 500 surfistas disputam por ano a coroa do SP Contest. Até agora, 18 deles figuram na seleta lista e as cinco regiões têm pelo menos um representante. Para chegar no Confronto Final, seletivas são realizadas e definem os mais preparados para representar as suas regiões.
Entre os campeões, o recordista de títulos é o arquiteto Leonardo Paioli. Morador do bairro de Moema, Zona Sul, ele coleciona cinco canecos na categoria Longboard e levou todas em sua seletiva. O único que até agora entrou no grupo dos pranchões foi Bruno Pagani, campeão em 2003, residente, na época, no bairro do Tatuapé, Zona Leste.
Aos 32 anos, Paioli vem se preparando para aumentar sua coleção. »Estou treinando com o meu preparador físico Leandro Okuda, que é nadador e um dos melhores do Brasil. Há seis meses, faço natação três vezes por semana, para manter a remada. Largo tudo que tenho para treinar, pois preciso ter um exercício fora do dia-a-dia do trabalho e estou me sentindo muito bem».
Depois do Leonardo, outro atleta que tem um bom número de conquistas no Confronto Final é João Carlos Chaves. Também da Zona Sul, Chaves venceu na categoria Open nos anos de 2002 a 2004. No ano seguinte, o título foi parar na Zona Oeste nas mãos de Pedro Regatieri, campeão em 2005 e 06. No último ano, Sergio Frog foi o melhor da Grande São Paulo, colocando a Zona Leste na galeria.
Entre os juniores, cinco nomes constam no seleto grupo. Quem inaugurou foi Caio Munhoz, da Zona Leste, em 2002. Thiago Costa levou por dois anos (2003 e 04) o título para a Zona Norte. Zona Oeste entrou na galeria com a vitória de Max Motta, em 2005. No ano seguinte, Rodrigo Fagundes retornou o caneco para a Zona Norte. Por último, Caio Rodrigues incluiu a região do ABC na lista, em 2007.
Na categoria Feminino, cinco meninas também estão entre as campeãs. Renata Bosquetti, que neste ano competiu em sua seletiva ao lado dos »marmanjos» para treinar, estreou o topo do ranking, em 2002. No ano seguinte, Andréia Planas, da Zona Oeste, foi a melhor. Em 2004, foi a vez da Tatiana Dias, da Zona Sul, comemorar. Nos últimos três anos, a Zona Oeste detém o título. Juliana Gadelha é a única bicampeã, vencendo nos anos de 2005 e 06. E Virginia Ferraz não deu chances em 2007.
No ano de 2004, foi incluída a categoria Master no Circuito, reservada para atletas com 35 anos em diante. O primeiro a levantar o caneco foi Paulo Menezes, da Zona Leste. O ABC comemorou com a vitória de Clóvis Magalhães, em 2005. Freddy Jacob, da Zona Oeste, é o atual bicampeão, vencendo em 2006 e 07. Entre as regiões, a Zona Sul é a que detém o maior número. São 10 títulos dos 28 disputados. Zona Oeste vem em segundo com nove. Depois, aparece a Zona Leste somando quatro. Zona Norte é a penúltima com três títulos, seguido do ABC, que contabiliza somente dois.
Evento - Quem participa do Confronto Final são os atletas classificados pelas seletivas nas categorias Open, Longboard e Master e pela divisão de acesso, o SP Trials. As categorias Feminino e Junior (até 18 anos) também fazem parte das disputas. As inscrições continuam abertas e os atletas devem se apressar para garantir a sua vaga. Caso algum atleta classificado não confirme a sua participação, os alternates serão convocados.
Na etapa, os quatro finalistas de cada categoria recebem como premiação pranchas Glasser, roupas de borracha FreeSurf Wetsuit, mais kits da Local Motion e da BHS que serão entregues de acordo com a colocação de cada um. Aquele que fizer a maior nota do campeonato será contemplado com a premiação da Melhor Onda Surf Team. Já os melhores do ano nas cinco categorias passarão uma semana no Peru e toda viagem será filmada para a produção de uma matéria para TV.
O campeonato é exclusivo para moradores da Grande São Paulo e qualquer fraude na inscrição, acarreta punição ao atleta, conforme as regras estabelecidas pela Associação de Surf da Grande São Paulo. Os melhores rankeados representarão a Grande São Paulo nos Circuitos Paulista de Surf Amador de 2009.
Informações com Eduardo Nascimento pelos telefones: (11) 3892-5929 ou 9527-7280. E-mail:
eventtools@hotmail.com
Ao vivo - O Confronto Final terá transmissão ao vivo pela internet. Para acompanhar o evento no próximo final de semana, basta acessar o link
www.wtvsurf.com.br/spcontest/l-aovivo1.html. O site Waves.Terra (www.waves.com.br), o de maior prestígio no segmento, e o da Federação Paulista de Surf (
www.fpsurf.com.br) também disponibilizam o acesso.
Além de assistir o campeonato, os internautas poderão mandar mensagens para os seus atletas preferidos. A TV Tent Beach exibirá as imagens das semifinais e finais da etapa, nas 16 lojas da rede no Estado de São Paulo.
Com a apresentação da Tent Beach, o Circuito Local Motion SP Contest 08 conta com o patrocínio da Local Motion. Apoio: FreeSurf Wetsuit e BHS. Melhor Onda: Surf Team. Prancha Oficial: Glasser Future Surfboards. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo; Associação de Surf de Guarujá; Prefeitura de Guarujá; Federação Paulista de Surf; Governo do Estado de São Paulo; Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo e Deputado William Woo.
Classificados pelas seletivas
Zona Norte
Open: Eduardo Maia, Alexandre Amparo, Fabrício Parra, Hugo Leonardo, Marcelo Castro, Juliano Franco, Raoni Del Pérsio e Vitor Lage.
Longboard: Danilo Silva, Michel Asfo, Carlos Cardilho e Jair Vilela.
Master: Douglas Fiorant e Antônio Carlos Fonseca.
Zona Leste
Open: Higor Inaba, Ricardo Saheli, Marcos Vinicius, Jefferson Paiva, Adriano Degasperi, Jonathan Paiva, Felipe Freire e Claudemir Santos.
Longboard: Paulo Menezes, Jefferson Paiva, Juliano Iaco e Jonathan Paiva.
Master: Paulo Menezes e Eduardo Gatz.
Grande ABC
Open: Clóvis Magalhães, Bruno Vaz, Ricardo Gimenes, Oswaldo Domingues, Raphael Eyphanio, Eduardo Domingues, Alan Gregory e Murilo Maesano.
Longboard: Daniel Jacques, Glebson Siqueira, Paulo Banys e Alan Gregory.
Master: Paulo Banys, Oswaldo Domingues, Clóvis Magalhães e Eduardo Domingues.
Zona Sul
Open: Erick Proost, Pedro Oliveira, Diego Oliveira, Felipe Rotta, Fernando Augusto, Paulo Klein, José Guilherme e Itamar Bastos.
Longboard: Leonardo Paioli, Paulo Giachetti, Mauricio Barros e Chico Paioli.
Master: Itamar Bastos, Claudemir Martines, Taciano Parri e Mauricio Abud.
Zona Oeste
Open: Cadu Piolho, Beto Schina, Carlos Tizon, Sergio Leite, Freddy Jacob, Alexandre Miranda, Flavio Boca e Pedro Henrique.
Longboard: Fabio Chati, Marcelo Melo, Marcelo Lima e Alexandre Miranda.
Master: Beto Schina, Eduardo Henrique, Freddy Jacob e Alexandre Miranda.
Classificados pelo SP Trials
Open: Marcio Aparecido, Danilo Silva, Marcos Paulo Nardine, Daniel Takeo, Ricardo Cersosimo, Henrique Scaff, Adriano Piovezan e Daniel Jacques.
Longboard: Rodmilson Scheurer, Ricardo Teixeira, João Renato e Michel Cestarolli.
(Fonte: Fama Assessoria)