A comunidade do Sertão da Fazenda promoveu, nos dias 21, 22, 23 deste mês, a Festa do Quilombo, que contou com atrações culturais, muita animação e um especial peixe com banana verde, o famoso “Azul-Marinho”.
A iniciativa para a realização do evento contou com o apoio de várias instituições e também com a garra do povo quilombola, inclusive de outros estados, com o mesmo objetivo de valorizar e perpetuar sua cultura.
Dentro das programações da festa foi incluído o Movimento “África em nós” da instituição UNINEGRO, com a importante presença do secretário de Justiça do Estado de São Paulo, Luiz Antonio Guimarães Marrey, para tratar de assuntos relacionados ao bem estar da comunidade quilombola da região.
A animação do público ficou por conta das apresentações do som do grupo de jongueiros do Quilombo do Campinho (Parati), que alegrou a festa. Além deste grupo, houve apresentação de samba de roda e do grupo de capoeira do mestre Ananias.
No sábado, dia 22, houve a visita do secretário municipal de Turismo, Bittencurt Jr, juntamente com secretário da Regional Norte, José Roberto Jr. Bittencurt, que acompanhou de perto as atrações, considerou o evento muito interessante: “este é um tipo de evento que merece ser apoiado, devido ao esforço da comunidade em manter suas culturas, o que fez da festa um atrativo turístico especial em todo o seu contexto”, considerou o secretário de Turismo.
Segundo a presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Fazenda, Laura de Jesus Braga, o evento foi um sucesso, mesmo com uma semana de tempo chuvoso. “Agradeço o apoio de todos os parceiros, das instituições, da prefeitura através da Regional Norte e das comunidades, que juntas ajudaram na realização do evento”, finalizou Laura. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)