Na foto, José Walter Figueiredo, coordenador do Projeto Município Verde; Ubirajara Guimarães, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e gerente do Projeto Município Verde; Cristiane Gil e Xico Grazianoé
A secretária de Meio de Ambiente de Ubatuba, Cristiane Gil, foi agraciada, nesta semana, com o “Prêmio Interlocutor Município Verde”. A entrega do prêmio aconteceu em uma cerimônia realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, na última quarta-feira, 26, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O evento contou com a presença de muitos municípios paulistas e de pessoas ilustres como o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, deputados e o escritor Ignácio Loyola Brandão.
O termo de adesão ao Projeto Município Verde foi assinado por 613 municípios paulistas e desses, 521 indicaram os seus interlocutores para a fluência do diálogo entre Estado e município.
Cristiane Gil foi uma das 24 premiadas, entre os 521 interlocutores, em sua maioria, secretários municipais de Meio Ambiente. O prêmio foi oferecido aos interlocutores mais atuantes e participativos na implantação dos projetos em seus municípios. “A gestão ambiental compartilhada torna o município mais forte nas decisões do Estado em prol do meio ambiente e o diálogo é muito mais produtivo na busca de soluções ou quando houver o conflito de interesses. Este prêmio é uma importante ferramenta para os muitos trabalhos que temos pela frente”, comentou Cristiane Gil.
Projeto Município Verde
Lançado em junho de 2007, o Projeto Município Verde propõe a descentralização das necessidades ambientais do Estado e o fortalecimento das ações ambientais nos municípios.
Neste ano, 332 municípios entregaram o seu plano de ação com as 10 diretivas básicas do projeto: Esgoto Tratado; Lixo Mínimo; Recuperação da Mata Ciliar; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Habitação Sustentável; Uso da Água; Poluição do Ar; Estrutura Ambiental e Conselho do Meio Ambiente. Cada plano de ação recebeu uma avaliação que resultou numa classificação geral dos municípios envolvidos. Do total, 44 municípios receberam o certificado de Município Verde.
Este é o primeiro Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas. Em 2009 haverá nova avaliação e é a atuação dos municípios que determina a prioridade na liberação de verbas visando a agenda Ambiental Paulista.
“Apesar de ainda não termos recebido o certificado, temos trabalhado muito neste sentido. O recebimento do prêmio de interlocutora nos orgulha e nos dá ainda mais forças para continuar com nosso trabalho, na busca de uma classificação melhor para o ano que vem”, disse Cristiane Gil. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)