Alunos da rede municipal de ensino durante a abertura do Anima Tuba - foto Roberta Nosé
Entre os dias 26 e 28 de novembro, o auditório da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves virou palco da primeira Mostra de Animação realizada com professores e alunos, em Ubatuba.
Participaram desta mostra 16 professores, de 11 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que confeccionaram sozinhos ou com seus alunos, 24 curtas metragens de animação em massinha.
A cada dia da mostra, oito sessões de meia hora cada, foram exibidos ao público, composto por professores e alunos de escolas públicas e privadas do município.
Entre as produções, histórias engraçadas, assustadoras, representações de obras literárias como “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, confeccionadas por professores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Ubatuba.
Animação em Massinha
A idealização e organização dessa mostra são da professora Eliana de Moura, da EM Tancredo de Almeida Neves. A mostra é o resultado de um projeto pedagógico iniciado por ela, que teve um curta metragem de animação em massinha, confeccionada com seus alunos da sala especial, exibido no Anima Mundi, em junho deste ano.
Eliana também capacitou 30 professores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Ubatuba para trabalharem com a animação em massinha, desde a confecção de um roteiro e um story-board para a história, até as etapas de fotografia e edição no computador. “A proposta desta Mostra é dar visibilidade ao trabalho desenvolvido durante o ano, utilizando a tecnologia como uma das ferramentas de aprendizagem escolar.”, disse a professora.(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)