A Secretaria de Saúde e a Santa Casa de Ubatuba estão realizando entre os dias 24 e 28 de novembro, a Semana Municipal de Aleitamento Materno. Entre as atividades, foi realizado, na última terça-feira, 25, um evento especial sobre o tema, no Ubatuba Palace Hotel.
Durante o evento foram realizadas quatro palestras sobre os seguintes temas: Norma Brasileira de Comercialização para Lactentes e Crianças em Primeira Infância; Importância do apoio à mãe que amamenta; Histórico dos trabalhos realizados no município direcionados à amamentação e dos trabalhos realizados para a conquista do título “Hospital Amigo da Criança” e, por fim, o tema amamentação dentro da estratégia das equipes do Programa Saúde da Família.
O secretário municipal de Saúde, Clingel Frota, realizou a abertura do evento. “Este é um tema de extrema relevância e que vem merecendo um planejamento da Secretaria de Saúde para os próximos quatro anos, com investimento na prevenção e equipes voltadas para a saúde da mulher e a amamentação, com um olhar diferenciado”, disse o secretário.
Ao final do evento foram entregues os certificados de conclusão da capacitação sobre amamentação oferecida pela Santa Casa a cerca de 40 profissionais do hospital e da rede básica de saúde.
Ainda dentro das atividades da Semana Municipal de Aleitamento Materno, nesta quarta-feira, 26, foi realizado um teatro temático para as mães dos recém-nascidos que estão na Santa Casa. Orientações, em geral, também estão sendo fornecidas nas unidades de saúde e nas visitas domiciliares realizadas pelas equipes do PSF.
“Esta semana especial serve como reforço da importância deste momento na vida das mães e dos bebês. Desta forma, as pessoas têm mais acesso às informações. Também pudemos rever a forma como o município vem tratando esta questão, já que trabalhamos o ano todo com a saúde da mulher e pediatria, mas é sempre bom termos momentos destinados exclusivamente a lembrar a importância do aleitamento materno”, disse a enfermeira Alessandra de Souza Guimarães Lobato, uma das organizadoras da Semana Municipal de Aleitamento Materno. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)