Timbalata da EM Maria Josefina homenageando o Dia da Consciência Negra - foto Roberta Nosé
Grupos de alunos das escolas municipais Virgínia Melle da Silva Lefreve, Maestro Pedro Alves de Souza, Maria Josefina Giglio Silva, Prefeito Silvino Teixeira Leite e José de Souza Simeão, acompanhados de seus professores e direção, realizaram várias apresentações de música e dança, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, na quinta-feira, 20 de novembro, em frente ao Sobradão do Porto. As apresentações fizeram parte dos vários eventos que compõem a Semana da Consciência Negra, promovida pela Fundação de Arte e Cultura em Ubatuba.
A escola Prefeito Silvino, da Marafunda, levou sua banda e parte do seu coral, que executaram músicas em conjunto e também realizaram apresentações individuais. A EM Virgínia Lefreve, da Maranduba, trouxe para o centro da cidade, duas coreografias que animaram os espectadores. Uma foi apresentada ao som do hip-hop, e outra com trajes e pinturas corporais típicas de algumas etnias africanas, de quando chegaram ao Brasil, trazidos pelos navios de escravos.
As apresentações continuaram com a EM Simeão, do Taquaral, que também trouxe o ritmo e parte da cultura africana, em uma coreografia onde todas as dançarinas trajavam roupas de baianas.
Já a Escolata, da EM Maestro Pedro, levou para a Praça Anchieta o seu batuque conhecido, e ainda apresentações de rap, com direito a coreografia acompanhando as músicas.
E para finalizar, a EM Maria Josefina levou um pouco do Carnaval para o palco, com a apresentação animada da Timbalata, que além dos músicos e das passistas que acompanharam o grupo, conseguiu levar para o palco a diretora da escola e alguns professores que estavam no local. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)