A Superintendência de Proteção à Saúde de Ubatuba, retomou as ações do Programa de Controle de Simulídeos (borrachudo) em todo o município. De acordo com o Superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, as ações haviam sido interrompidas porque o larvicida, que é importado, não foi entregue à Sucen, que desta forma, não repassou ao município. Isto porque o trabalho da Prefeitura de combate as borrachudos é feito em parceria com a Sucen, que é responsável pelo repasse do insumo.
Ampliação do trabalho
Já no último dia 3, o repasse foi retomado e as ações puderam ter continuidade, inclusive com ampliação do trabalho, com mais 21 focos de aplicação de larvicida na região norte e outros na região sul do município. Hoje, o trabalho da Superintendência de Proteção à Saúde abrange 827 focos (rios, cachoeiras e córregos) e 2.822 pontos de aplicação de inseticida biológico, a cada 14 dias, desde a Tabatinga, divisa com município de Caraguatatuba, ao Camburi, divisa com o estado do Rio de Janeiro e Serra da Rodovia Oswaldo Cruz.
O Simulium sp é um inseto pertencente à família Simulidae e popularmente conhecido como borrachudo e a fêmea desse inseto necessita de sangue de mamífero para reproduzir-se. “A infestação de borrachudos pode causar doenças e grande incômodo à população, podendo prejudicar o turismo, que é de suma importância para o município”, comenta o biólogo da Superintendência de Proteção à Saúde, Benedito Carlos Corrêa. (Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)