Ciclofaixa na Rua Prof. Thomas Galhardo - Ubatuba - foto Adriane Ciluzzo
A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba em conjunto com a Guarda Municipal promovem de 18 de novembro a 18 de dezembro uma campanha de conscientização sobre o uso correto das ciclofaixas. Inicialmente as ações estarão concentradas nas ciclofaixas da avenida Thomaz Galhardo e da rua Conceição. Os ciclistas que não estiverem trafegando corretamente em sua mão de direção serão abordados por guardas municipais que prestarão as devidas informações.
Após esse período, o ciclista que for abordado trafegando em sua mão contrária terá sua bicicleta recolhido ao Pátio de Obras da Prefeitura e para retirá-la deverá pagar uma taxa de R$ 5,00 e apresentar um documento que comprove a origem da bicicleta.
Segundo o Coordenador de Trânsito da Prefeitura, Arnaldo de Carvalho Junior, essa ação busca disciplinar o uso correto das ciclofaixas do centro da cidade. “Recebemos muitas reclamações de pessoas que andam na contramão, e que com isso causam colisões, e por isso vamos tentar disciplinar o uso correto e depois aplicar as penalidades para quem não se adequar ao uso correto da ciclofaixa. Já é também uma ação preventiva para a temporada, quando aumenta o número de carros na rua”, explicou o Coordenador.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, a implantação das ciclofaixas tornou o trânsito mais seguro para pedestres, ciclistas e motoristas. “Nossa Administração conseguiu esse avanço para a cidade com a implantação das ciclofaixas, e agora colhemos os bons frutos dessa obra: hoje não existem mais acidentes graves nesses trechos. Mesmo assim, alguns ciclistas ainda insistem em andar na contramão e para mantermos esse bom índice faremos constantemente campanhas educativas”, disse o prefeito. As ciclofaixas da rua Conceição e da avenida Thomaz Galhardo foram inauguradas em maio de 2006. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Guarda Municipal orienta ciclista na contramão