Mulheres quilombolas de Ubatuba
Na próxima quinta-feira, 20 de novembro, será comemorado o Dia da Consciência Negra. A data, que será celebrada em vários eventos em Ubatuba, lembra o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.
A Prefeitura de Ubatuba decretou ponto facultativo em todas as suas unidades administrativas na quinta-feira, 20. O serviço de coleta de lixo funcionará normalmente no feriado. No bairro do Ipiranguinha a Unidade de Pronto-Atendimento funcionará das 7 às 19 horas. Na Maranduba, o Pronto-Atendimento funcionará 24 horas. Os demais postos de atendimento nos bairros estarão fechados durante a quinta-feira. As unidades administrativas da Prefeitura retomam suas atividades normalmente na sexta-feira, 21.
Programação
Os eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra terão início neste final de semana , dias 14, 15 e 16, no Quilombo da Praia do Camburi, onde a partir das 15 horas terá início a Festa do Agricultor, com música, capoeira, jongo e comidas típicas. Na terça-feira, dia 18, acontece o Festival de Reggae e Hip Hop no Bar Roots, na Avenida Iperoig, a partir das 10 horas. Na quarta-feira, 19, está programada a abertura da exposição de artes plásticas, fotos, textos e artesanato, ligados a cultura afro, no Salão de Exposições do Sobradão do Porto, na Fundart.
No dia 20, Dia da Consciência Negra, as celebrações acontecerão na Praça Anchieta, em frente ao Sobradão do Porto, com missa afro, música, dança, capoeira, maculelê, concurso “A Mais Bela Negra”, grafite e hip-hop, a partir das 11 horas. E nos dias 21, 22 e 23 de novembro acontecerá a Festa de Encontro de Comunidades Quilombolas, no Quilombo da Fazenda da Caixa, na Casa da Farinha. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)