Feira de produtos orgânicos no calçadão de Ubatuba
Terminou ontem em Ubatuba a III Semana da Agricultura Orgânica, promovida pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento. Durante os três dias de evento, os participantes conheceram as últimas novidades e técnicas da agricultura orgânica por meio de palestras e cursos. No primeiro dia do evento, na segunda-feira, expositores da Região Sul de Ubatuba realizaram uma feira de alimentos orgânicos no calçadão da Avenida Dona Maria Alves, no centro da cidade, onde foram comercializados diversos tipos de hortaliças.
O segundo dia da Semana foi marcado por palestras que abordaram a legislação orgânica, educação agroflorestal e o processamento de polpa da juçara, além de políticas públicas voltadas ao agricultor familiar e alternativas para agricultura orgânica. Os palestrantes da III Semana foram Marcelo Silvestre Laurino, engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cristiane Reis, engenheira florestal do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA). Esse ano o evento contou com a participação de 63 pessoas, sendo a maioria agricultores orgânicos do município, além de comerciantes e empresários.
Hortas Suspensas no encerramento da Semana
No encerramento, na noite de ontem, profissionais da Secretaria de Agricultura promoveram o Curso de Hortas Suspensas. A nutricionista Luana Tozaki falou sobre a importância dos alimentos orgânicos para a saúde. Jefferson Castilho, engenheiro agrônomo mostrou aos participantes que a horta suspensa é uma alternativa para áreas urbanas. E para concluir Aparecido Cardoso da Silva, gerente de agricultura, mostrou aos presentes, passo a passo, como se monta uma horta suspensa. Cada participante levou para casa a sua muda orgânica de salsinha ou alface.
Segundo a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, o sucesso da Semana da Agricultura Orgânica foi devido ao trabalho da equipe da Secretaria. “Nesse encontro procuramos oferecer capacitação e troca de experiências aos participantes. O trabalho da nossa Secretaria tem como meta o fomento à agricultura orgânica, difundindo suas vantagens. Nesse ano contamos com um grande número de participantes e atribuímos isso ao nosso trabalho em equipe, aos produtores rurais e as nossas parcerias”, afirmou a secretária.
A Semana da Agricultura Orgânica faz parte do Programa de Manejo Sustentável do município e agora passa a ser uma obrigação do município, uma vez que foi instituída por intermédio da lei 3123/08, do executivo. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Palestras durante semana da agricultura orgânica em Ubatuba