Os computadores da sala do AcessaSP já estão em funcionamento
O AcessaSP em Ubatuba entrou em funcionamento nesta quarta-feira, 12, em fase de teste. O posto funciona na Avenida Dona Maria Alves, 890, no centro, no prédio anexo ao Paço Municipal. São dez computadores, uma impressora e um servidor. O horário de funcionamento é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Cada usuário tem o tempo de uso de 30 minutos e são auxiliados por monitores.
Além do acesso à internet, o AcessaSP também permite o uso de editores de textos e planilhas, pagamento de contas on-line, impressão de comprovantes de pagamento e de currículos. É necessário que o usuário, em seu primeiro acesso, tenha o RG em mãos para efetuar seu cadastro.
Para o assessor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Ubatuba, Alessandro Terra Palhares, um dos principais objetivos da atual administração é capacitar os cidadãos de Ubatuba para um processo de inclusão digital totalmente gratuito “A cada dia percebemos que um número maior de serviços e informações vêm sendo disponibilizados na rede mundial de computadores. Sabemos também que o acesso à Internet depende de computadores, que muitas vezes não estão disponíveis a todos, por isso nossa meta é oferecer esse tipo de serviço com o AcessaSP”, avaliou o assessor.
O programa
O AcessaSP é um programa vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e permite que a população tenha acesso gratuito à internet por meio dos postos espalhados pelo estado. O AcessaSP é implantado nos municípios por meio de parcerias com as prefeituras.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, o AcessaSP é um serviço que vai favorecer aqueles que não tem computador nem internet em casa. “Hoje a internet já faz parte de nossas vidas. A instalação deste posto do AcessaSP em Ubatuba irá contribuir para que nossa população menos favorecida possa adquirir mais conhecimento e estar à frente de novas tecnologias que a informática nos oferece hoje, graças a nossa parceria com o Governo de São Paulo”, afirma o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)