Maricultor retirando o coletor
Ubatuba recebeu, durante os dias 7 e 8, o I Workshop da Maricultura Paulista, contando com a participação de autoridades no assunto e centenas de maricultores de todo o litoral norte, entre outros municípios. Na ocasião, além das diversas palestras e capacitações oferecidas aos presentes, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento apresentou os resultados do projeto de fomento da maricultura, realizado em parceria com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca.
Por meio deste projeto, os maricultores ubatubenses construíram coletores artificiais de sementes de mariscos e atualmente, já estão colhendo a primeira safra deste fruto do mar. Ao todo, foram beneficiados 70 maricultores, de 15 comunidades, em 17 locais. Foram implantados 103 coletores, em 35 fazendas marinhas, além da construção de uma balsa demonstrativa, na Praia da Barra Seca. O I Workshop da Maricultura Paulista representa uma contrapartida oferecida pela prefeitura, por conta da parceria com a Seap.
Segundo o levantamento técnico, 65% das fazendas marinhas apresentaram uma alta produtividade, tendo como fatores determinantes, a época de fundeio dos coletores e as correntes marítimas. A maioria dos produtores já está colhendo a primeira safra do projeto, que poderá representar um incremento de até 60 toneladas na produção local.
Segundo o representante e coordenador geral da maricultura da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca do Governo Federal, Felipe Suplicy, o I Workshop da Maricultura Paulista foi um divisor de águas na história da atividade. “Ao percebermos o empenho do município em relação à maricultura, nos sentimos encorajados a investir em novos projetos financiados pela Seap. Para que isso aconteça, a união do setor e a formação de associações é muito importante.”
Para a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, os produtores ubatubenses receberam o que há de melhor em informações e atualizações. “Nosso workshop contou com a presença de pessoas altamente capacitadas, que tinham muito conhecimento a nos passar. Como resultado, nossos maricultores compareceram em peso e prestigiaram o evento até o final. As discussões das mesas redondas serão compiladas para formar um documento que ficará disponível na internet, em breve”, finalizou a secretária. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Organizadores e palestrantes durante workshop