Wiggolly Dantas é coroado Rei da Praia – foto Aleko Stergiou
O ex-atleta da Escolinha Municipal de Surfe, Wiggolly Dantas, o Guigui, conquistou o titulo de “Rei da Praia”, ao vencer no último domingo, 26, o Onbongo Pro Surfing 2008, etapa seis estrelas do mundial WQS, realizada em Ubatuba.
O evento, disputado na praia de Itamambuca, trouxe à cidade 144 surfistas do Brasil e do exterior, em busca dos 2500 pontos no ranking e dos 15 mil dólares destinados ao campeão.
Na bateria final, Wiggolly, que nasceu em Itamambuca (mais precisamente na Rua 7), e desde bebê convive com a família e os amigos nas areias da praia, derrotou o potiguar Jadson André por 16,23 x 15,06 pontos. “É a realização de um sonho, estou muito feliz, não estou nem acreditando e quero dedicar esta vitória ao Aranha e ao saudoso Scatena (surfistas de Ubatuba)”, disse Guigui, assim que saiu da água. “A bateria foi difícil, ele está surfando muito também, mas eu acho que estava abençoado”, completou o campeão.
Outro ubatubense, Hizunomê Bettero, terminou na terceira posição, ao perder para Wiggolly na semifinal. “Graças a Deus voltei para a zona de classificação, foi um bom resultado, mesmo não sendo o que eu pretendia que era a vitória para sair daqui já garantido no WCT. Agora vou ter que batalhar lá no Havaí, precisando passar mais baterias e o sonho continua vivo”, declarou Hizunomê, ao final do torneio.
Caso chegasse à final e vencesse, Hizunomê atingiria 11.750 pontos, acima da marca de 11.500 pontos apontada como garantia na relação dos 15 primeiros do WQS e vaga no WCT em 2009. Com o terceiro lugar, Hizu faturou 4.500 dólares e 1.875 pontos.
Segundo trono
Antes da vitória em Ubatuba, Wiggolly já havia chegado ao trono. O fato aconteceu em 2004, quando o atleta venceu o Quiksilver King of Grommets, mundial sub 16, disputado na França. Na ocasião, Guigui venceu o taitianoTamaroa Mc Comb na final.
O Onbongo Pro Surfing 2008 é uma realização da ASP South America com homologação da Association of Surfing Professionals (ASP) e parceria da Federação Paulista de Surf (FPS), Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Confederação Brasileira de Surf (CBS), Prefeitura Municipal de Ubatuba e Governo do Estado de SP. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Wiggolly Dantas surfando – foto Aleko Stergiou