O Controle de Endemias da Secretaria de Saúde vem intensificando as ações com a chegada do verão. Entre as ações, estão sendo realizadas reuniões, com o objetivo de realizar parcerias com a sociedade na luta contra o mosquito da dengue. Para os próximos dias, serão marcadas novas reuniões de treinamento para funcionários de estabelecimentos comerciais e das marinas do município.
Esta capacitação contemplará, além dos que não foram convidados para a primeira, ocorrida no último dia 30, aqueles que não puderam participar. Na primeira reunião, foram convidados os representantes de 40 empresas, sendo elas algumas marinas, oficinas de manutenção de embarcações, lojas de equipamentos e acessórios náuticos.
O coordenador do Controle de Endemias, Antenor Benetti, ressalta que alguns empresários da cidade têm se mostrado bastante preocupados com a questão da dengue no município. “Muitas pessoas estão percebendo que a situação em relação à dengue está complicada em todo o país. Em Ubatuba, podemos ressaltar a parceria com a representante da AREUBA e ACIU, Vanice Rahal; Magalhães Netto, do Tamoios Iate Clube e Gerson Campos, representante do Rotary Club em nosso município.”
Atividades de rotina
No último dia 15, foram realizadas inspeções nos chamados Imóveis Especiais (hospital, escolas, supermercados, delegacia, etc). No próximo dia 20, um novo levantamento do Índice de Densidade Larvária será realizado nas áreas do Centro, Ipiranguinha (até o Trevo da Rod. Osvaldo Cruz e Perequê-Açu).
Este levantamento (índice de Breteau), apresenta a densidade larvária, bem como indica os criadouros mais comuns e de maior importância no Controle do Aedes aegypty. Além das atividades de rotina, vem as equipes de Controle de Endemias vêm realizando arrastões pontuais, com a finalidade manter baixa a infestação do mosquito da dengue.
Serviço
A sede do Controle de Endemias – COEN fica à Rua Alfredo de Araújo, 34 – Centro de Ubatuba. Quaisquer dúvidas, sugestões e solicitações, telefone (12) 38326810 ou e-mails endemiasubatuba@hotmail.com . Falar com Benetti – Coordenador do Controle de Endemias. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)