A terceira edição do Festival de Observação de Aves de Ubatuba já é sucesso. O Festival teve inicio no último dia 4, data em que se comemora o Dia Municipal do Tangará-Dançador, ave símbolo da cidade, por carregar em suas penas, as cores da bandeira ubatubense. Apesar de ser véspera das eleições municipais, a abertura da Mostra Fotográfica & Artística, no Ubatuba Palace Hotel contou com um grande público.
São mais de 100 fotografias, de 19 fotógrafos juvenis, amadores, profissionais e internacionais, que retrataram as aves de Ubatuba com sensibilidade, emoção e técnica.
Também estão expostos e à venda, trabalhos com o tema “aves” de diversos artistas e artesãos da cidade. A Mostra é aberta à visitação pública todos os dias das 18 às 22h e deverá permanecer até o dia 15 de novembro. O Palace Hotel está oferecendo visitas, durante o dia, às escolas do município, que devem ser agendadas diretamente no hotel.
Encontro de observadores
No último dia 7, aconteceu o primeiro encontro do “Ubatubabirds” com as palestras de Pedro Paulo Orabona, da Agência Omni Mare, falando das perspectivas do turismo de observação de aves para Ubatuba; Martha Argel, representante no Brasil da Wildlife Conservation Society, que falou sobre as aves como ferramenta para a Educação Ambiental, além de Guto Carvalho, coordenador do Avistar Brasil, que explanou sobre as oportunidades de negócios com o turismo de observação.
O evento contou com as presenças ilustres presença do ilustrador de livros sobre aves e vice-presidente da Wildlife International Society, John A. Gwynne, e do jornalista e consultor ambiental, Tim Hirsch, além de professores, guias ambientais e de observação, empresários do receptivo em Ubatuba, e interessados de Paraty, Ilhabela e São Sebastião.
Saídas a campo
No dia 8, foi realizada a contagem municipal de aves da espécie “bem-te-vi”, envolvendo amigos das aves, observadores em geral e escolas do município. No dia 11, foi realizada a primeira saída a campo com visitação no Eco-Resort Itamambuca e, à noite, o encontro com o primeiro grupo de turistas japoneses a observar aves em Ubatuba.
Segundo um dos organizadores do evento, Carlos Rizzo, novas palestras e diversas saídas a campo estão sendo programadas. “A grande novidade desta edição será uma saída a campo em que se falará exclusivamente a língua inglesa. Este evento é destinado tanto à formação de guias bilíngües quanto a alunos dos cursos de inglês da cidade e acontecerá no dia 1º de novembro”, explica Rizzo. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)