Diferente do que se esperava, em geral, o comércio de Ubatuba não superou as expectativas de vendas na semana que antecedeu a data comemorativa.
De acordo com uma pequena pesquisa realizada pela Associação Comercial de Ubatuba, as vendas em lojas de presentes e departamentos »foram igual ou um pouco melhor que o ano passado».
Alguns comerciantes disseram que apenas no sábado o movimento foi grande, mas nada que surpreendesse.
As únicas lojas pesquisadas que informaram um aumento significativo foram o Magazine Luiza e a Loja Seller.
Marcelo Fernandes, gerente do Magazine Luiza, contou que as vendas foram »ótimas». Segundo ele, o sucesso se deve ao crescimento, quantidade e variedade dos produtos da loja. Fernandes se disse surpreso em relação aos produtos vendidos. »Mesmo estando em um era tecnológica, onde as crianças hoje querem produtos como celulares, video-games, ipods e mp4, nosso produto mais vendido, por incrível que pareça, foram as bonecas», afirmou o gerente.
Conhecida como »Semana do Saco Cheio», é a semana que abrange o feriado nacional de 12 de outubro (Dia das Crianças e Feriado de Nossa Senhora Aparecida) e o Dia dos Professores logo no dia 15, dando a oportunidade de boa parte dos estudantes »matarem» essa semana emendando um feriado no outro para viajar com os pais ou com o pessoal da formatura.
Geralmente, as escolas têm aulas normalmente, porém não costumam marcar provas importantes nesse período.
De acordo com José Carlos de Souza, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Ubatuba, pelo feriado ter caído no domingo, a semana não aumentou o número de hóspedes na cidade, mas aumentou a média de permanência deles.
Já alguns restaurantes e quiosques de praia tiveram um pequeno aumento no movimento devido também ao tempo bom.