A Secretaria Municipal de Educação, em parceira com a Universidade de Taubaté – UNITAU, lançou no mês de setembro o primeiro curso de “Gestão e processo de formação na Educação Básica”. O objetivo é oferecer uma formação para que educadores possam melhorar a qualidade dos projetos educacionais e a gestão administrativa e pedagógica, em especial das escolas públicas de ensino fundamental do município.
Todos os diretores de Ubatuba estão recebendo uma formação especialmente direcionada para as características locais, sendo capacitados com conceitos modernos de gestão administrativa, pedagógica e de políticas públicas, com destaque para as novas tecnologias que podem ser incorporadas ao aprendizado, como o uso da internet e da plataforma “Moodle”, sistema on line que possibilita a troca de informações entre professores e alunos em tempo real, utilizada pela Universidade para dar maior agilidade aos trabalhos.
A primeira etapa do curso para gestores de educação de Ubatuba está sendo realizada, em caráter de aperfeiçoamento, em um primeiro momento, mas após o primeiro módulo, a formação passa para a categoria de pós-graduação lato sensu (especialização), com previsão de término do curso para o final de 2009.
O curso já obteve o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), e está acontecendo no Campus da UNITAU em Ubatuba, no bairro Itaguá.
“Nossos diretores ganharam um entusiasmo nessa volta aos estudos. Acredito fundamentalmente que a qualidade da educação começa pela qualidade do profissional da área”, afirma o Secretário de Educação de Ubatuba, Arnaldo da Silva Alves, que também é um dos alunos do curso. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)