A Associação Comercial de Ubatuba em parceria com o Comitê de Controle da Dengue solicita a colaboração de toda a população de Ubatuba a fim de se evitar o surgimento de novos criadouros do Aedes aegypti- o mosquito da Dengue.
Para tanto, cabe a você e à sua equipe zelar pela correta higienização do estabelecimento, ou imóvel e arredores, tais como lixeiras, guias, sarjetas e afins. Para alcançar o controle permanente no combate à Dengue algumas medidas simples, mas rigorosas, se fazem necessárias em curto espaço de tempo.
Pratos de vasos e plantas aquáticas: coloque areia até a borda dos vasos. Bromélias e helicônias são plantas que acumulam água.
Calhas e lajes: mantenha sempre limpas (calhas de box, de janela de correr, etc.). Faça a poda regular de árvores que podem acumular folhas no local.
Caixas d’água: mantenha sempre tampadas e com uma tela fina no ladrão. Cuidado com tampas quebradas.
Piscinas: mantenha a água tratada e limpa.
Embalagens descartáveis: as latas, potes e garrafas devem ser colocados em sacos de lixo para a coleta.
Vasos sanitários: mantenha com a tampa abaixada ou cubra com saco plástico, inclusive as em desuso.
Caixas de descarga: se não tiver tampa, vede a boca com plástico ou filme polietileno.
Ralos internos e externos: se não tiver tampa, cubra-os totalmente.
Canaletas externas: elimine locais com acúmulo de água usando massa de cimento.
Baldes, bacias, garrafas, pneus, equipamentos e objetos em geral: mantenha os objetos que acumulem água secos e com a boca virada para baixo.
quadras descobertas com desnível
caixa de distribuição elétrica, evite o acúmulo de água.
Antes de sair da sua casa, apartamento ou estabelecimento, certifique-se que todas as medidas foram adotadas. Você e sua família merecem um verão sem Dengue!
Para pedir o treinamento no combate à contaminação em seu condomínio, empresa ou bairro ligue para o telefone 3833-8580 na Superintendência de Proteção à Saúde (Controle de Endemias) da Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba. (Fonte: ACIU)