Coordenador do Senai, assessor de Assuntos Comunitários, professor e alunos do curso de Manutenção de Bicicletas/foto Roberta Nosé
Uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Educação, e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, está proporcionando a 98 moradores de Ubatuba, entre adolescentes e adultos, a oportunidade de freqüentarem um curso básico em Informática.
Nesta parceria, o Senai capacitou um professor da rede municipal de educação para ensinar os alunos de Ubatuba, e estará certificando os diplomas ao final do curso. Já a Secretaria de Educação está cedendo a sala e os computadores, além do próprio professor.
O curso está acontecendo na escola municipal Mario Covas Júnior, no bairro do Ipiranguinha e é ministrado pelo professor Marcos Antonio Flausino Santos. Os alunos foram divididos em turmas que freqüentam duas aulas semanais. Esse primeiro curso deverá encerrar no final do mês de novembro e novas turmas estão previstas para o próximo ano.
Aula inaugural
A primeira aula deste curso de Informática Básica aconteceu no último dia 22 de setembro, com uma abertura solene com a presença do secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, do assessor de Assuntos Comunitários, Dênio Abrahão Nunes, e do coordenador do Senai de Taubaté, Flávio Groh.
Após a abertura, todos puderam conhecer o local das aulas e um aluno matriculado prestou um depoimento, ressaltando a importância da implantação de novos cursos em Ubatuba.
Essa parceria com o Senai já está gerando outros frutos. Em parceria com a Assessoria de Assuntos Comunitários, o Senai também está oferecendo um curso de Manutenção e Conserto de Bicicletas, que está acontecendo no Terminal Turístico do Perequê-Açu.
Nesta parceria, a Prefeitura de Ubatuba cedeu o local, e o Senai trouxe os equipamentos e o professor que estará ensinando aproximadamente 15 jovens a trabalhar com o meio de transporte mais utilizado em Ubatuba.
Tanto no curso de Informática, quanto no de manutenção de bicicletas, as vagas já estão todas preenchidas. Para o próximo ano, Prefeitura e Senai já estão estudando outras possibilidades de implantação de novos cursos, além da continuação desses que já estão sendo ministrados.(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Alunos do Curso de Manutenção de Bicicletas em seu primeiro dia de aula/foto Roberta Nosé