Ubatuba começa a se preparar para a etapa do Onbongo Pro Surfing, evento que encerra a fase sul americana do World Qualifying Series (WQS), de 21 a 26 de outubro.
Uma reunião entre as secretarias municipais envolvidas no evento (Esportes, Obras e Saúde), definiu o cronograma de trabalho. Na próxima segunda-feira, 13, os braçais começam os serviços de manutenção no bairro e acessos à praia e a estrutura do palanque começa a ser montada no dia 15. Os atletas do exterior devem começar a chegar na cidade no final de semana.
Quem será o próximo Rei da Praia?
“Who will be the next King?” – essa é a pergunta que está no cartaz de divulgação do Onbongo Pro Surfing. O evento, que vai coroar o “Rei da Praia”, distribui 125 mil dólares em premiação, define o melhor surfista da América do Sul em 2008 e deve contar com 144 participantes. O campeão fica com o prêmio de 15 mil dólares, 2.500 pontos no ranking da Association of Surfing Professionals (ASP) e o nobre título de Rei da Praia.
Os surfistas brasileiros tentarão manter a hegemonia do país. O Brasil chegou ao topo do pódio nas duas últimas competições em Ubatuba. Em 2007, Adriano de Souza, o “Mineirinho”, recebeu a coroa enquanto Renan Rocha foi o campeão em 2006. Em 2005, o torneio foi disputado em Santa Catarina, e o vencedor foi o cearense Heitor Alves.
A praia de Itamambuca recebe o torneio desde 2006 e mais uma vez deverá receber um grande público para acompanhar as manobras dos atletas que buscam vaga para o WCT em 2009. “Estamos preparando mais uma grande festa. Tudo é feito com muito carinho. Esse campeonato é estratégico para os brasileiros, porque depois os atletas vão para o Havaí, onde as dificuldades são maiores. Aqui, eles encontram mais facilidade, porque estão na nossa terra”, comentou o empresário Mauro Ribeiro, proprietário da marca Onbongo.
O Onbongo Pro Surfing 2008 tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Governo do Estado de SP. Apoio: Itamambuca Eco Resort, Pousada Canto de Itamambuca, Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e Areia Summer House.
Essa etapa do WQS é uma realização da ASP South America com homologação da Association of Surfing Professionals (ASP) e parceria da Federação Paulista de Surf (FPS), Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Confederação Brasileira de Surf (CBS). Divulgação da Sportv, Waves, 89 FM, Fluir e Blackwater. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)