A ASSU prossegue com as atividades em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2008.
O »Clean Up The World» conhecido como International Coastal Clean Up (ICC) promovido mundialmente pela ONG americana Ocean Conservancy em 120 países, chegou a sua 22ª edição no dia 20 de Setembro, como responsável pela maior mobilização de voluntários em todo o mundo por uma causa ambiental.
A equipe de educadores ambientais do Projeto Cuidágua na Escola pertencente a ONG ASSU, continua as atividades educativas e de sensibilização com alunos e professores de Ubatuba.
Em Setembro, os professores têm trabalhado com tema do lixo e de resíduos com foco na questão das bacias hidrográficas a fim de ampliar a percepção ambiental das crianças.
Levantaram-se discussões sobre a interferência negativa dos resíduos junto aos corpos dágua e no mar, como: o problema do lixo nas redes de pesca junto com os peixes, o aumento da ocorrência de animais marinhos sufocados por ingerirem plástico, ou a disseminação de doenças devido ao entupimento de bueiros que causa alagamentos.
Junto com outras atividades, prepararam cartazes para realizar uma passeata juntamente com a coleta de lixo, como ocorreu nas escolas EMEF Nativa Fernandes Farias no Sertão da Quina e EMEF Maria Josefina Giglio, na Estufa II.
Os alunos foram divididos em grupos e cada um teve uma função: coletar o lixo munidos de luvas especiais concedidas pela SABESP, carregar o saco, levar a prancheta com a planilha e anotar o tipo de material recolhido, e levar cartazes.
Durante a atividade, as crianças preencheram planilhas com a quantidade de lixo encontrada, e simultaneamente faziam a coleta dos recicláveis, que são destinados, com prioridade às cooperativas ou para coleta seletiva da prefeitura.
Segundo Alessandra Panza, uma das educadoras do Projeto, dar continuidade a dinâmica do Dia Mundial de Limpeza de Rios é primordial, pois a coleta de lixo sensibiliza os participantes e os ajuda a verificar como é grande a quantidade de materiais impróprios jogados em locais inadequados e o quanto pode ser exaustivo apanhar esse lixo.
»Com dados apanhados na coleta, pode-se realizar muitos trabalhos interdisciplinares em sala de aula, como gráficos e tabelas do montante recolhido, confecção de peças de sucatas estimulando o reuso de materiais, a interpretação da planilha utilizada, organizar rodas de conversa sobre a origem dos lixos encontrados, entre outros.» acrescenta Alessandra.
É objetivo da equipe do Projeto Cuidágua na Escola conscientizar, sensibilizar, educar e promover o cooperativismo entre alunos e professores. Faz parte do trabalho fortalecer o conceito dos 5 Rs: Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar.
O professor Isaias Barrosda do E.M. Profª Maria Josefina Giglio, diz que um projeto como este é de suma importância para a sociedade. »Do ponto de vista prático o resultado é imediato, já que o bairro se torna mais limpo. Mas o grande valor desse evento está sobretudo no campo educacional. Não só com relação à comunidade, mas principalmente na formação do aluno como um cidadão consciente e participativo. Estou certo de que as escolas e as organizações não governamentais, estão exercendo as suas funções no sentido de melhorar o nosso mundo. Cabe agora, a outros setores da sociedade tomarem consciência de suas responsabilidades e promoverem programas que tenham o mesmo objetivo.» (Fonte: ASSU)
Por Andressa Derencius - ASSU
A ASSU prossegue com as atividades em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2008.
O »Clean Up The World» conhecido como International Coastal Clean Up (ICC) promovido mundialmente pela ONG americana Ocean Conservancy em 120 países, chegou a sua 22ª edição no dia 20 de Setembro, como responsável pela maior mobilização de voluntários em todo o mundo por uma causa ambiental.
A equipe de educadores ambientais do Projeto Cuidágua na Escola pertencente a ONG ASSU, continua as atividades educativas e de sensibilização com alunos e professores de Ubatuba.
Em Setembro, os professores têm trabalhado com tema do lixo e de resíduos com foco na questão das bacias hidrográficas a fim de ampliar a percepção ambiental das crianças.
Levantaram-se discussões sobre a interferência negativa dos resíduos junto aos corpos dágua e no mar, como: o problema do lixo nas redes de pesca junto com os peixes, o aumento da ocorrência de animais marinhos sufocados por ingerirem plástico, ou a disseminação de doenças devido ao entupimento de bueiros que causa alagamentos.
Junto com outras atividades, prepararam cartazes para realizar uma passeata juntamente com a coleta de lixo, como ocorreu nas escolas EMEF Nativa Fernandes Farias no Sertão da Quina e EMEF Maria Josefina Giglio, na Estufa II.
Os alunos foram divididos em grupos e cada um teve uma função: coletar o lixo munidos de luvas especiais concedidas pela SABESP, carregar o saco, levar a prancheta com a planilha e anotar o tipo de material recolhido, e levar cartazes.
Durante a atividade, as crianças preencheram planilhas com a quantidade de lixo encontrada, e simultaneamente faziam a coleta dos recicláveis, que são destinados, com prioridade às cooperativas ou para coleta seletiva da prefeitura.
Segundo Alessandra Panza, uma das educadoras do Projeto, dar continuidade a dinâmica do Dia Mundial de Limpeza de Rios é primordial, pois a coleta de lixo sensibiliza os participantes e os ajuda a verificar como é grande a quantidade de materiais impróprios jogados em locais inadequados e o quanto pode ser exaustivo apanhar esse lixo.
»Com dados apanhados na coleta, pode-se realizar muitos trabalhos interdisciplinares em sala de aula, como gráficos e tabelas do montante recolhido, confecção de peças de sucatas estimulando o reuso de materiais, a interpretação da planilha utilizada, organizar rodas de conversa sobre a origem dos lixos encontrados, entre outros.» acrescenta Alessandra.
É objetivo da equipe do Projeto Cuidágua na Escola conscientizar, sensibilizar, educar e promover o cooperativismo entre alunos e professores. Faz parte do trabalho fortalecer o conceito dos 5 Rs: Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar.
O professor Isaias Barrosda do E.M. Profª Maria Josefina Giglio, diz que um projeto como este é de suma importância para a sociedade. »Do ponto de vista prático o resultado é imediato, já que o bairro se torna mais limpo. Mas o grande valor desse evento está sobretudo no campo educacional. Não só com relação à comunidade, mas principalmente na formação do aluno como um cidadão consciente e participativo. Estou certo de que as escolas e as organizações não governamentais, estão exercendo as suas funções no sentido de melhorar o nosso mundo. Cabe agora, a outros setores da sociedade tomarem consciência de suas responsabilidades e promoverem programas que tenham o mesmo objetivo.» (Fonte: ASSU)
Por Andressa Derencius - ASSU