Jano Belo a uma fase para ser o líder do SuperSurf - foto Aleko Stergiou
Se na quarta-feira, o dia foi excelente para Jano Belo, o começo desta quinta-feira, dia 25 de setembro, não poderia ser melhor. Vice-líder no ranking do SuperSurf, Belo precisa avançar mais uma fase para chegar na primeira posição e seguir na briga pelo título. O líder Willian Cardoso não conseguiu superar o talento de Fábio Gouveia, que encontrou um tubo quase nota 10, tirando-o da prova. A quinta e decisiva etapa do SuperSurf termina no domingo, dia 28, na praia da Barra da Tijuca (RJ), e até lá, muita coisa pode acontecer.
O catarinense Willian não se classificou na primeira fase, realizada na quarta, indo para a repescagem. Caso passasse a bateria nesta quinta-feira, ele continuaria na briga pelo caneco, que para esta temporada, 12 surfistas chegaram com chances matemáticas. Mas, a guilhotina das vagas na Barra da Tijuca não está perdoando. Quem não estiver no tempo das ondas e tiver a sorte de pegar as melhores, fica de fora.
Para Jano Belo, a saída do líder não altera o seu planejamento de trabalho. »Só quero fazer o meu surf, pois têm muitos atletas na disputa. A saída precoce do Willian não influencia muita coisa. O que tenho que fazer, é passar as baterias, me manter concentrado e quebrar no campeonato. Mas seja o que Deus quiser, pois vou fazer o meu trabalho da melhor forma», avisa o paraibano que está morando no Rio de Janeiro desde o começo do ano. Se classificando para as oitavas-de-final, ele passa a liderar o ranking.
Em sua primeira participação, Jano mostrou como está focado e apto a surfar as ondas da Barra, que apresentaram condições difíceis. Entretanto, ele arrepiou logo na primeira esquerda e com várias batidas fortes na parede da onda, marcou 7 pontos. Em seguida, foi a vez de pegar uma direita para somar 6,27, deixando seus oponentes precisando de notas altas para virar. Totalizando 13,37 pontos, ele mandou para a repescagem o niteroiense Bruno Santos e o catarinense Thiago Bianchini.
Com a classificação para a terceira fase, Jano Belo retorna para a competição na sexta-feira. Satisfeito com o resultado, ele comemora. »Comecei avançando para o terceiro round que era tudo o que queria. E hoje, o dia iniciou com altas ondas. O Willian deu um pouco de azar, já que veio uma onda muito boa para o Gouveia e ele mostrou porque é ídolo da galera. Esperou o momento certo, teve calma e pegou um tubo que todo mundo achou que ia ser 10, mas foi 9,67».
Além de Jano Belo, a quarta-feira contou também com mais dois companheiros de equipe da Nibocobo. Leandro Bastos, carioca do Recreio dos Bandeirantes, está na briga para se manter na elite do ano que vem e está fazendo o dever de casa. Em sua bateria, ele conseguiu passar em primeiro com uma onda 6,83, tirando do páreo o ubatubense Odirley Coutinho. Assim como Jano Belo, Bastos continua no campeonato na sexta-feira.
Outro que fez uma boa apresentação foi o carioca Yuri Sodré. Ex-top do WCT, ele assumiu a primeira colocação em sua quarta onda somando 7 pontos, mas nos minutos finais, o conterrâneo Simão Romão virou, mandando Yuri para a repescagem. Sodré precisa continuar na competição para melhorar sua colocação no ranking e brigar por uma das 24 vagas que garante com que os atletas permaneçam na elite.
Já no surf feminino, a ubatubense Suelen Naraisa estréia na competição nesta quinta-feira. Campeã da etapa anterior, realizada na praia de Itamambuca, em Ubatuba, seu quintal de casa onde aprendeu a surfar, ela busca mais um vice-campeonato, já que a cearense Tita Tavares levou o título por antecipação. Suelen é a atual vice-campeã do SuperSurf, mesmo resultado conquistado em 2004.
A competição tem transmissão ao vivo pela internet nos sites www.supersurf.abril.com.br ou
www.abrasp.com.br, com as finais no domingo também passando ao vivo pelo canal SPORTV.
(Fonte: Fama Assessoria)