Vacinação contra rubéola
A vacinação contra rubéola, voltada para adultos em idade fértil, de 20 a 39 anos, acontece em todos os postos de saúde de Ubatuba, até a próxima sexta-feira, 12. As pessoas que se enquadram nesta faixa etária devem procurar os postos de saúde mais próximos de suas residências, munidos de algum documento de identificação. A meta é atingir 100% da população desta faixa etária, para erradicar o vírus que pode atingir mulheres grávidas e causar más formações diversas nos bebês.
Até o momento, foram vacinadas 8.026 mulheres (56,99%) e 7.462 homens (52,63%). A meta é vacinar 14.081 mulheres e 14.176 homens. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Ubatuba, Ariele de Oliveira, afirma que, infelizmente, a campanha está sofrendo resistência por parte da população que deveria ser o público-alvo da vacinação. “Muitas pessoas estão recusando a vacina, por motivos banais, como o fato de não gostar de agulhas. Essas pessoas precisam entender que uma pequena picada de agulha faz toda a diferença na erradicação da rubéola no nosso país. Estamos oferecendo as doses gratuitamente e é muito importante que a população aceite.”
A Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola está sendo considerada a maior campanha de imunização realizada no mundo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o Brasil, até 12 de setembro. Esta campanha faz parte de uma ação preventiva contra a disseminação da doença, que em sua forma mais grave pode gerar surdez, diabetes, autismo, cegueira e degeneração do sistema nervoso central em fetos, principalmente se a mulher contraí-la no primeiro trimestre da gestação.
As contra-indicações são apenas para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. As mulheres lactantes ou menstruadas podem ser vacinadas normalmente. As mulheres que pretendem engravidar devem aguardar um mês após a vacinação. Os homens também precisam ser vacinados.
(Fonte:PMU)