Na última terça-feira, 2, os diretores das escolas municipais de Ubatuba receberam uma palestra, ministrada pelo superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, sobre o quadro atual do controle da doença em Ubatuba e a necessidade em continuar o trabalho de prevenção. A palestra contou com a presença dos secretários municipais de saúde e educação, Clingel Frota e Arnaldo Alves.
O objetivo da palestra é fazer com que a escola se torne um importante instrumento para difundir as informações para a comunidade, preparando a população para um verão livre da dengue. Esta é uma das ações da prefeitura, no sentido de intensificar o combate ao mosquito da dengue neste período de calor e chuvas, ideal à proliferação do mosquito.
A campanha durante o ano
Segundo Neilton Nogueira, o combate à dengue está acontecendo constantemente e os resultados podem ser sentidos, visto que o município conseguiu bloquear a doença no ano passado e evitar novos surtos. “Conseguimos passar ilesos pelo momento dramático vivido no Rio de Janeiro e outras cidades próximas ou vizinhas. Este é um sinal de que estamos desenvolvendo um bom trabalho, mas não significa que podemos nos acomodar. Para que a dengue não volte a acontecer em Ubatuba, devemos eliminar todo e qualquer local que possa servir de criadouro.”
Você sabe proteger sua família?
As ações de prevenção já são conhecidas pela maioria da população, mas vale a pena lembrar: tampar caixas d’água, não deixar pneus, nem garrafas expostos ao tempo, colocar areia nos pratinhos de plantas ou eliminá-los, limpar calhas, dar uma destinação adequada ao lixo, não jogando-o em terrenos baldios ou ruas, entre outros.
A prioridade agora é intensificar as ações para não permitir que, com a chegada do calor e a vinda de turistas, um novo surto ocorra no município. Dentre essas ações a Secretaria Municipal de Saúde realizará mutirões que ocorrerão a partir dessa sexta-feira, 5 de setembro. O primeiro bairro a receber o mutirão será o Estufa II.
(Fonte:PMU)