Na próxima sexta-feira, 5, o Bairro Estufa II será alvo de um mutirão de combate ao mosquito da dengue. Prefeitura de Ubatuba, escolas do bairro e comunidade estarão unidas nesta grande ação que pretende entrar em todos os terrenos e casas do bairro, retirando possíveis criadouros e esclarecendo a população. A concentração acontecerá às 8h30, na sede da Sociedade Amigos da Estufa (Sabe), situada na Praça Maracanã.
A orientação para os moradores é que juntem os objetos que não têm mais serventia e coloquem para fora de casa, para que o caminhão da prefeitura passe recolhendo. Também é importante receber bem os agentes de endemias, permitir que eles vistoriem o imóvel e escutar as suas orientações de prevenção. As equipes atuarão com escadas, vistoriando calhas, lajes e caixas d’água e imóveis fechados. Os moradores que quiserem participar do mutirão, serão bem-vindos.
Segundo o coordenador de controle de Endemias, Antenor Benetti, a estratégia é eliminar os criadouros antes que o calor aumente e chegue o período de chuvas. “As ações já vem acontecendo ininterruptamente em toda a cidade. Desde o início do ano, foram realizados arrastões em 58 bairros, atingindo 31.042 imóveis. A partir deste mutirão, na Estufa, a idéia é envolver a população ainda mais na conscientização, pela necessidade que temos eliminar ao máximo os criadouros. Se intensificarmos as ações agora, evitaremos um risco de contágio na temporada, quando a cidade recebe pessoas de diversas regiões do país.”
Comitê Permanente de Combate à Dengue
O Comitê Permanente de Combate à Dengue, composto por representantes da sociedade local, se reuniu na última quinta-feira, 28. O evento contou com a participação de cerca de dez representantes de importantes associações da cidade e da prefeitura, inclusive do superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira e do secretário de Saúde, Clingel Frota.
Foram discutidos assuntos como o balanço das atividades durante o primeiro semestre de 2008, estratégias para o segundo semestre e a apresentação do trabalho realizado por Ubatuba em um seminário que acontecerá em Jacareí, no próximo mês. Ubatuba foi convidada por ter sido considerada pela Superintendência de Controle de Endemias, a cidade com melhor atuação no combate ao mosquito da dengue.
Na opinião de Neilton, a reunião foi muito produtiva, apesar do baixo número de pessoas participantes. “Nós enviamos mais de cem convites e compareceram cerca de quinze pessoas à reunião. Apesar disso, as pessoas que compareceram nos trouxeram boas idéias, demonstraram que estão dispostas a contribuir. Gostaríamos que, cada vez mais pessoas se interessassem e contribuíssem com este ideal.”(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)