Suelen Naraisa é líder do Circuito e não pretende largar o posto/Foto Aleko Stergiou
Depois de passar por dois continentes, a surfista profissional Suelen Naraisa vai marcar presença na segunda etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino. Reunindo a nata nacional da modalidade, as disputas acontecem na praia de Pitangueiras, em Guarujá (SP), entre os dias 29 e 31 de agosto. Campeã da abertura do Circuito, Suelen é uma das grandes cotadas para assumir mais uma vez o lugar mais alto do pódio.
"Sou a líder do circuito e tenho chances de vencer. Estou treinando bastante para ter bons resultados nas próximas etapas, e se Deus quiser, ser bicampeã", diz com determinação a atleta patrocinada pela Nicoboco, vencedora da edição de 2006. O primeiro confronto deste ano aconteceu na praia de Ponta Negra, em Natal (RN), e Suelen soube administrar muito bem as ondas para sair da água como grande campeã.
Outro resultado expressivo conquistado por ela foi sua vitória na quarta etapa do SuperSurf, no mês passado, que aconteceu em Itamambuca, Ubatuba, local onde a atleta aprendeu a surfar. O feito entrou para a história do campeonato por ser a primeira tricampeã da etapa de Itamambuca, única praia que nunca saiu do calendário da Divisão Principal do Circuito Brasileiro, desde o ano 2000.
De Ubatuba, Suelen Naraisa arrumou as malas e foi competir em dois continentes, América do Norte e Europa, nas etapas 6 estrelas do WQS, divisão de acesso à elite mundial. Participando desde 2005, a atleta vem adquirindo experiência e conhecendo novas culturas. "É um excelente circuito, muito disputado, de alto nível técnico. E como a maioria das etapas é só para o feminino, temos tempo suficiente para surfar nas melhores condições".
Na Califórnia (EUA), Suelen terminou na 19ª colocação, depois de passar por duas fases em segundo e sendo eliminada num confronto com três havaianas. Já em Portugal, na praia de Guincho, em Cascais, a atleta da Nicoboco representou muito bem o País, ao vencer em primeiro na sua estréia contra duas francesas e uma australiana. Entretanto, na fase seguinte, ela não teve a mesma sorte e ficou em terceiro, finalizando na 25ª posição.
Seu melhor resultado até agora no WQS foi na Meca do Surf, no ano passado. "No Hawaii, eu fiquei em nono lugar no Reef Hawaiian Pro, que aconteceu na praia de Haleiwa, em Oahu". Com o sonho de ingressar na lista das melhores do mundo, ela precisa melhorar sua classificação. "Até agora não consegui nenhum resultado expressivo e até o final do ano restam quatro etapas. São três no Brasil e uma no Hawaii. Espero obter boas colocações".
No ranking do WQS, Suelen ocupa a 25ª posição e é a terceira melhor brasileira depois da paranaense Bruna Schmitz (6ª colocada) e da catarinense Jacqueline Silva (7ª), campeã da etapa de Portugal. Para 2009, ingressam na elite mundial as seis melhores colocadas da divisão de acesso. "Continuo focada e treinando muito, já que ainda faltam alguns campeonatos para terminar o ano. Fora isso, estou planejando para o ano que vem. A preparação não pode parar. Tenho um objetivo e continuo em busca dele. Isso me motiva a treinar mais e mais".