Vacinação contra a poliomelite/Foto: Adriane Ciluzzo
A segunda etapa da vacinação contra poliomielite em Ubatuba não atingiu a meta de 95% das crianças que têm idade entre 0 e 5 anos. Ao todo, foram vacinadas 4.460 crianças, ou seja, 63,86%. Por essa razão, a campanha foi prorrogada e a vacinação continuará acontecendo durante esta semana e, provavelmente, na próxima, até dia 22. Os pais que não levaram seus filhos no último sábado, devem comparecer à unidade de saúde da família mais próxima de sua casa, com a carteirinha de vacinação, o mais breve possível.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Arieli de Oliveira, explica que é necessário vacinar o maior número de crianças, para impedir que a poliomielite volte a acontecer no Brasil. “A campanha de vacinação tem o objetivo de trocar o vírus selvagem pelo vírus vacinal, evitando o adoecimento das crianças. No Brasil, a pólio está erradicada, mas precisamos dar continuidade à prevenção, porque há países próximos com casos confirmados da doença. É mais fácil dar as duas gotinhas, do que cuidar de um filho com paralisia, uma seqüela que dura para sempre.”
Vacinação para adultos
No último sábado, aconteceu também a vacinação contra rubéola, para adultos em idade fértil, de 20 a 39 anos. Foram vacinados 4.801 mulheres e 3.917 homens, somando 8.718 pessoas. A meta é vacinar 100% da população nesta faixa etária, ou seja, 21.300 pessoas, até o dia 12 de setembro. O objetivo desta campanha também é erradicar o vírus, impedindo que aconteçam casos de rubéola congênita, em que o vírus passa da mãe para o bebê, provocando sérias conseqüências para o bebê, como cegueira e retardo mental.
O Dia D da Campanha é 30 de agosto, mas a vacinação pode ser feita durante os dias de semana em qualquer posto de saúde do município. As contra-indicações são apenas para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. As mulheres lactantes ou menstruadas podem ser vacinadas normalmente. As mulheres que pretendem engravidar devem aguardar um mês após a vacinação. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)