Oficina alimentação saudavel no calçadão
A Unidade Estratégica de Saúde, no calçadão da Avenida Dona Maria Alves, Centro de Ubatuba, recebeu na última semana, um evento diferente. Com fogão, panelas e muitas receitas diferentes, o grupo de emagrecimento do Programa de Saúde da Família (PSF) realizou a »Oficina Culinária Saudável», comandada pela nutricionista Cláudia Rafaelli. Apesar da oficina ser voltada para o grupo, a movimentação atraiu diversas pessoas que passaram pelo local e puderam degustar pratos diferentes e levar para a casa receitas para uma alimentação rica em fibras e nutrientes.
Entre as receitas, sopas de abóbora e de chuchu com casca, panquecas utilizando legumes na massa e no recheio, suco de talo de couve com limão, almôndegas de soja e muito mais. A nutricionista Claudia Rafaelli explica que as receitas têm o objetivo de promover a cura e a prevenção. “Nossa intenção é atingir, não só as pessoas que estão em tratamento, mas também toda a família. A mistura de talos, folhas e legumes nas receitas dá o colorido ao prato e o torna atrativo para as crianças. Uma alimentação rica em fibras, vitaminas e minerais proporciona maior saciedade, evitando o consumo de alimentos calóricos.”
Programa de Emagrecimento Saudável
A oficina é uma das etapas do programa “Emagrecimento Saudável”, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. O objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, através da alimentação correta e da redução do peso. O público alvo deste programa são pessoas com necessidade de reduzir o peso em função de problemas de saúde, como: diabetes, hipertensão, obesidade, problemas vasculares, ortopédicos, gestações de risco e outros.
Nos encontros mensais, os pacientes são orientados a reduzir a freqüência de hábitos alimentares inadequados e inserir os hábitos adequados, incentivados a praticar atividades físicas com regularidade e recebem ainda, apoio emocional. A metodologia inclui palestras, pesagens, provas e grupos de auto-ajuda.
Para participar dos grupos, o interessado deve comparecer à unidade de saúde da família mais próxima de sua residência e passar em consulta com o médico, que irá avaliar a necessidade. Se encaminhado, o paciente terá o compromisso de participar das reuniões mensais, que acontecem na Secretaria Municipal de Saúde.
Ubatuba em Brasília
Graças aos bons resultados do programa, Ubatuba foi convidada a participar da 3ª Mostra de Experiências Bem Sucedidas em Saúde da Família, que acontecerá em Brasília, de 5 a 8 de agosto. O evento reunirá profissionais de saúde do Brasil inteiro. No estado de São Paulo, apenas Ubatuba e Santo André levarão trabalhos relacionados à nutrição e alimentação saudável. Ubatuba também levará um trabalho relacionado à prevenção de tuberculose, desenvolvido pelas enfermeiras Alessandra Lobato e Zilda da Conceição, da equipe do PSF do bairro do Camburi. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)