O palestrante José Raimundo Faicon
A abertura da XIV Semana da Educação de Ubatuba, ocorrida na noite da última quinta-feira, 24, na EM Tancredo de Almeida Neves contou com a presença de aproximadamente trezentos professores da rede pública municipal de ensino. Este ano a XIV Semana da Educação está contando com o apoio e a parceria do Grupo Educacional Uninter.
O pátio da escola foi especialmente decorado para receber os participantes de mais uma Semana da Educação, que acontece, ininterruptamente, há quatorze anos em Ubatuba.
A abertura foi realizada pelo secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, que desejou as boas vindas a todos os participantes. “É importante a participação de todos em um evento deste porte e sem o trabalho de toda uma equipe não seria possível sua realização. Finalizo desejando muito sucesso aos trabalhos que serão realizados no próximo semestre”, falou o secretário.
Palestra inaugural
Em seguida, aconteceu a palestra inaugural da Semana da Educação, proferida pelo Professor Doutor José Raimundo Facion, psicólogo e doutor em Psiquiatria Infanto-Juvenil pela Universidade de Münster, na Alemanha, que abordou o tema: “Princípios da Natureza Humana: Desenvolvimento e Motivação”. O desempenho do Prof. Dr. Facion cativou a atenção de todos por mais de uma hora, mesmo abordando em sua palestra, temas tão complexos como a neurociência, da qual também é especialista.
Para os próximos dias de trabalhos da Semana da Educação, a expectativa é que gestores, professores, auxiliares de serviços infantis e monitores aproveitem ao máximo as várias palestras e oficinas que estarão acontecendo durante manhã e tarde, simultaneamente, na EM Tancredo de Almeida Alves e EM Padre José de Anchieta. À noite, acontecerão apenas palestras na EM Tancredo.
José Raimundo Faicon
Mineiro de São João del Rei, após ter cursado os primeiros dois anos de Psicologia, deixou o Brasil, em janeiro de 1974, para estudar na Alemanha. Em outubro de 1980, graduou-se em Psicologia, tendo como áreas de interesse maior o Autismo, problemas de comportamento na infância e na adolescência, psicopatologia infanto-juvenil e deficiência mental. Depois de uma rápida passagem pelo Rio de Janeiro, retornou à Alemanha e, durante os anos de 1982 até 1986, fez o seu doutorado no Departamento de Psiquiatria Infanto-Juvenil da Universidade de Münster, na qual foi também professor assistente e membro fundador do Instituto de Pesquisa sobre o Autismo. De 1987 a 2004 lecionou em várias universidades no Brasil. Atualmente é Pro-Diretor de Pós-Graduação do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) em Curitiba. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Professores lotaram auditório