O Comad (Conselho Municipal Antidrogas) de Ubatuba iniciou este ano um estudo visando o levantamento dos padrões de consumo de drogas no município de Ubatuba para a elaboração de um diagnóstico e o estabelecimento de políticas direcionadas aos problemas detectados. A proposta do Conselho é realizar este levantamento de modo a contemplar a maior diversidade de público possível. Para isso, serão coletados dados através dos registros de entrada na Santa Casa de Misericórdia, questionários nas escolas, questionários nas instituições religiosas, registros das ocorrências na Delegacia de Polícia e através de questionários nas unidades do Programa Saúde da Família - PSF. Os do PSF foram apresentados em janeiro.
Neste mês o Comad finalizou o levantamento dos dados coletados na Delegacia de Polícia de Ubatuba, que já possui um controle interno com a relação dos boletins de ocorrência relativos a porte e tráfico de entorpecentes. O Conselho utilizou os dados referentes aos meses de baixa temporada, março, abril, maio e junho, para ter noções do movimento da população ubatubense. “Agradeço a gentileza do Dr. Fausto Geraldo Moro Cardoso, Delegado Titular, que prontamente disponibilizou os arquivos do Cartório da Delegacia e o Sr. Gilvan Ferreti, escrivão-chefe que nos atendeu com amabilidade e eficiência”, declara a presidente do Comas, Luciana Nunes.
Os números
Nesses quatro meses de levantamento foram registrados cerca de 40 boletins de ocorrência, sendo uma média de 10 boletins por mês, envolvendo cerca de 65 pessoas. Desse total, 56 ou 86,2% eram do sexo masculino e apenas nove ou 13,8% do sexo feminino. Com relação à faixa etária, o grupo foi classificado segundo o seguinte critério: grupo um, menores de 18 anos; grupo dois, indivíduos com idade entre 18 e 25 anos e grupo três, maiores de 25 anos. O resultado encontrado foi o seguinte: 16 pessoas do grupo um representando 24,6% dos indiciados; 30 correspondendo a 46,1% do grupo dois e 19 do grupo três, correspondendo a 29,2%.
Com relação à situação profissional, nove pessoas ou 13,8% declaram estar desempregadas, 34 pessoas correspondendo a 52,3% afirmaram estar trabalhando, 10 indivíduos ou 15,3% identificaram-se como estudantes e 12 ou 18,4% não identificados. Os que se declaram empregados na sua maioria exercem profissões que exigem pouca ou nenhuma qualificação tais como ajudante de pedreiro, servente, auxiliar geral, lavador de carros, entre outras. Quanto ao total de drogas apreendidas foram obtidos os seguintes números: 818,4 gramas de maconha, cerca de 485,7 gramas de crack e 358,1 de cocaína no período em questão.
Dados sob análise
O Comad informa que os dados coletados através de questionários aplicados nas instituições religiosas estão sob análise e que no segundo semestre serão coletados dados nas redes municipais e estaduais de ensino e nas escolas particulares do município. O Conselho ainda está realizando o Cadastramento das Entidades de Atendimento à Dependentes Químicos atuantes no município. Os responsáveis devem preencher o formulário que se encontra á disposição na Casa dos Conselhos, localizada à Rua Paraná, 257, no centro. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
O Comad (Conselho Municipal Antidrogas) de Ubatuba iniciou este ano um estudo visando o levantamento dos padrões de consumo de drogas no município de Ubatuba para a elaboração de um diagnóstico e o estabelecimento de políticas direcionadas aos problemas detectados. A proposta do Conselho é realizar este levantamento de modo a contemplar a maior diversidade de público possível. Para isso, serão coletados dados através dos registros de entrada na Santa Casa de Misericórdia, questionários nas escolas, questionários nas instituições religiosas, registros das ocorrências na Delegacia de Polícia e através de questionários nas unidades do Programa Saúde da Família - PSF. Os do PSF foram apresentados em janeiro.
Neste mês o Comad finalizou o levantamento dos dados coletados na Delegacia de Polícia de Ubatuba, que já possui um controle interno com a relação dos boletins de ocorrência relativos a porte e tráfico de entorpecentes. O Conselho utilizou os dados referentes aos meses de baixa temporada, março, abril, maio e junho, para ter noções do movimento da população ubatubense. “Agradeço a gentileza do Dr. Fausto Geraldo Moro Cardoso, Delegado Titular, que prontamente disponibilizou os arquivos do Cartório da Delegacia e o Sr. Gilvan Ferreti, escrivão-chefe que nos atendeu com amabilidade e eficiência”, declara a presidente do Comas, Luciana Nunes.
Os números
Nesses quatro meses de levantamento foram registrados cerca de 40 boletins de ocorrência, sendo uma média de 10 boletins por mês, envolvendo cerca de 65 pessoas. Desse total, 56 ou 86,2% eram do sexo masculino e apenas nove ou 13,8% do sexo feminino. Com relação à faixa etária, o grupo foi classificado segundo o seguinte critério: grupo um, menores de 18 anos; grupo dois, indivíduos com idade entre 18 e 25 anos e grupo três, maiores de 25 anos. O resultado encontrado foi o seguinte: 16 pessoas do grupo um representando 24,6% dos indiciados; 30 correspondendo a 46,1% do grupo dois e 19 do grupo três, correspondendo a 29,2%.
Com relação à situação profissional, nove pessoas ou 13,8% declaram estar desempregadas, 34 pessoas correspondendo a 52,3% afirmaram estar trabalhando, 10 indivíduos ou 15,3% identificaram-se como estudantes e 12 ou 18,4% não identificados. Os que se declaram empregados na sua maioria exercem profissões que exigem pouca ou nenhuma qualificação tais como ajudante de pedreiro, servente, auxiliar geral, lavador de carros, entre outras. Quanto ao total de drogas apreendidas foram obtidos os seguintes números: 818,4 gramas de maconha, cerca de 485,7 gramas de crack e 358,1 de cocaína no período em questão.
Dados sob análise
O Comad informa que os dados coletados através de questionários aplicados nas instituições religiosas estão sob análise e que no segundo semestre serão coletados dados nas redes municipais e estaduais de ensino e nas escolas particulares do município. O Conselho ainda está realizando o Cadastramento das Entidades de Atendimento à Dependentes Químicos atuantes no município. Os responsáveis devem preencher o formulário que se encontra á disposição na Casa dos Conselhos, localizada à Rua Paraná, 257, no centro. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)